Projeto Um Salto na Educação transforma vidas por meio da prática esportiva

Juventude e Esporte
16/04/2024 15h00

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), o projeto “Um Salto na Educação”, que promove ensino de saltos ornamentais, completa um ano em 2024 e segue transformando vidas. As atividades são realizadas com 144 alunos de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). 

Para a gestora da Sejesp, Liliane Borba, a continuidade de um projeto como esse é fundamental para consolidar o trabalho que vem sendo construído desde o ano passado. “O projeto Um Salto na Educação tem transformado a vida dessas crianças, possibilitando aprendizado e experiências, através do esporte, que contribuem para a construção social delas. Prosseguir com o projeto na nossa capital mostra o compromisso da Prefeitura em promover o esporte, associado à educação, oferecendo novas perspectivas para esses jovens e também para suas famílias, visto que o núcleo familiar acaba sendo envolvido no processo”, destaca a gestora.

O professor Marcel Amorim, de 39 anos, explica como o projeto tem sido importante para o desenvolvimento social e físico dos alunos.  “Tivemos muitas evoluções notórias. Muitos nunca entraram nem em uma piscina e aqui puderam visitar um complexo, saltar e isso deixa a gente muito feliz. Além de, claro, o progresso na questão do desporto, aprender técnicas do salto, a melhora na natação, então só evoluções boas”, relata..

O aluno Ryan dos Santos participa do projeto desde o início. Ele conta que os ensinamentos das aulas ultrapassam as bordas da piscina. “Eu gostei bastante de aprender a saltar, mas não só isso. Eu também aprendi coisas pra vida mesmo, a ter mais paciência porque nem sempre a gente vai acertar os saltos, mas entender que isso é normal”, afirmou o estudante da Emef Presidente Vargas.

Também veterana no projeto, a aluna Stéphany de Jesus ressalta o papel educativo das aulas para o seu convívio entre amigos. “Eu gosto muito de interagir com os meus colegas, isso me ajudou a ficar longe de brigas, ter respeito com eles e também com os professores”, comentou a estudante da Emef Presidente Vargas.

Sobre o projeto

“Um Salto na Educação” é um projeto de ensino de saltos ornamentais, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (Saltos Brasil) e com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), financiadora da iniciativa.

Para Aracaju, o projeto foi captado pela Prefeitura por meio da Sejesp, que o executa com o apoio da Semed. As aulas são realizadas no Espaço Aquático Zé Peixe, de terça a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Atualmente, a iniciativa conta com 144 alunos, entre 8 e 14 anos, de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs)

Além de Sergipe, mais nove estados já desenvolvem o projeto. No Nordeste, há polos em Alagoas, Ceará e Paraíba.