Comunidade do bairro Areia Branca comemora entrega do novo prédio da Emef Florentino Menezes

Educação
17/04/2024 10h00

Visando ampliar o acesso e qualificar ainda mais o ensino e a aprendizagem das crianças aracajuanas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), entregou à comunidade mais um investimento na rede municipal de ensino. Desta vez, a comunidade contemplada foi a do bairro Areia Branca, com a entrega da nova estrutura da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, que foi reconstruída e ampliada. Bastante aguardada pela comunidade, a obra foi motivo de comemoração para alunos, pais e professores.

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, ressalta que se trata de uma escola de extrema importância para a população do bairro Areia Branca - localizado na antiga Zona de Expansão de Aracaju -, e que agora oferece uma estrutura com maior capacidade para atender os alunos. Além disso, o gestor destaca que, com a reforma, a instituição de ensino passou a ser uma das mais modernas e tecnológicas da rede municipal.

“Esta é a primeira escola inaugurada que recebe todos os aparelhos do programa Escola Tech. No primeiro dia de aula, os alunos já estão saindo com seus notebooks, com seus kits educacionais, mochilas e uniformes. A escola possui dezesseis salas de aula, cada uma equipada com um painel interativo digital. Além disso, a escola inteira conta com internet de alta velocidade e reconhecimento facial na entrada e nas salas de aula. Esse é o modelo e padrão que a Prefeitura de Aracaju implementou em nossa escola. Acreditamos que, a longo prazo, isso significará uma verdadeira revolução na qualidade do ensino em Aracaju e, obviamente, na qualidade dos cidadãos que estamos formando para a sociedade”, afirma o secretário.

Professora do terceiro ano na Emef Florentino Menezes, Marize Ferreira compartilha suas expectativas em relação ao retorno à escola e destaca como todas as novidades contribuirão para o ensino. "A espera foi muito válida e gratificante. A expectativa dos alunos em relação a toda a tecnologia que a escola está trazendo para a sala de aula era enorme. Moro na comunidade e a grandiosidade e estrutura que nós recebemos é o maior presente de todos os anos. Em nome de toda a comunidade, tenho muito que agradecer ao prefeito, ao secretário e a toda a rede da educação por esse investimento, tão merecido por essa comunidade", relata.

A professora de Educação Física, Paula Guedes, conta que estava ansiosa pela entrega da escola e destaca a importância da estrutura do espaço, especialmente da quadra esportiva, que irá contribuir significativamente para um melhor desenvolvimento nas suas aulas. "Estava muito ansiosa para essa nova fase, foram alguns meses de espera, mas valeu a pena. Este lugar ficou lindo, com salas bem arejadas e equipadas com ar-condicionado e lousas novas. Minha quadra também foi reformada, com a adição de arquibancadas e isso é ótimo, pois as crianças poderão vivenciar diversos eventos esportivos. Além disso, teremos a oportunidade de realizar nossos próprios campeonatos e dar aulas da maneira correta, ensinando as linhas, marcações e espaços, trabalhando com os alunos  técnica e taticamente. É só sucesso agora”, ressalta.

Welmo Araújo Oliveira, pai de aluno e presidente do Conselho Escolar da Emef, se diz muito satisfeito com a reforma. Sendo ex-estudante do Florentino Menezes, ele conta para o filho a diferença que era no tempo em que ele estudava. “Uma grande obra aqui na nossa comunidade e de muita importância para os alunos. Eu estudei aqui desde a pré-escola, e a mudança é extraordinária, principalmente na estrutura. Quem tiver a oportunidade de ver o antes e o depois, entenderá o que era a escola e como está hoje. Antigamente, tinha espaços que enchia quando chovia, causando grandes problemas, e hoje temos essa megaestrutura. É um momento maravilhoso aqui na nossa comunidade, e estou muito feliz pelo espaço em que meu filho vai estudar”, aponta Welmo.

Com a reforma, a escola, que antes tinha capacidade para atender 513 alunos, passa a alcançar 850 estudantes a partir dos seis anos de idade, no primeiro ano do ensino fundamental. Foram investidos R$8.063.451,99, com recursos próprios do Tesouro Municipal, proporcionando um espaço com 16 salas de aula, laboratório de Ciências e Matemática, sala multiuso, sala de leitura, brinquedoteca, espaço multieventos, sala de recursos multifuncionais, área de convivência, cozinha, refeitório, horta e parque infantil. Esta é a primeira inauguração do pacote de 14 escolas que estão sendo renovadas.

Merendeira da Emef, Maraiza da Hora tem muitas expectativas em relação ao novo ambiente de trabalho e ficou maravilhada com o espaço. “Foi uma obra de grande porte e mudou muita coisa, a cozinha está muito melhor. Tenho boas expectativas para o futuro. A cozinha está maior, agora cada coisa tem seu espaço, o que não tínhamos antes, a estrutura está totalmente diferente. O refeitório ficou lindo, um espaço arejado e confortável para as refeições. A expectativa para o futuro é grande, trabalhar com um espaço desse é incrível”, afirma Maraiza.

A mãe de um dos alunos da Emef Florentino Menezes, Tatiane Brunele, se impressionou com o antes e depois da obra e contou a satisfação em ver os novos recursos que a escola disponibiliza. “Para mim e para nós aqui da comunidade, é um privilégio, porque meu filho estuda aqui desde os sete anos, então acompanhamos a evolução da escola, das salas, tudo era pequeno. Hoje a escola está do jeito que toda criança merece estudar, estamos muito felizes. Sobre os kits que o prefeito disponibilizou fiquei impressionada, pois a tecnologia está avançando e eles também precisam estar por dentro das coisas. Meu filho está no último ano aqui, estou muito feliz pela reforma e triste por ele já ter que sair, todos estão de parabéns”, afirma Tatiane.

Janice Brito conta que esse é o primeiro ano do filho nessa escola e teve uma ótima primeira impressão do local. “Ele vinha de uma escola municipal do Mosqueiro, a escola também com boa estrutura, mas essa aqui ultrapassou as expectativas. A estrutura está muito bonita, eu só tenho coisas boas para falar da Prefeitura. Sei que assim como a estrutura é ótima, o ensino também será ótimo, como ele está acostumado”, concluí Janice.