Prefeito Edvaldo entrega notebooks do Escola Tech para alunos de mais duas escolas

Agência Aracaju de Notícias
17/04/2024 10h29

O prefeito Edvaldo Nogueira participou da entrega de mais 354 notebooks para os alunos da rede pública de Aracaju nesta quarta-feira, 17. Desta vez, foram contempladas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Marechal Henrique Teixeira Lott e Thetis Nunes. A ação integra o programa Escola Tech, que está modernizando tecnologicamente todas as escolas da rede pública do município. Desde que foi iniciado, o Escola Tech entregou mais de dois mil dispositivos para os estudantes, além de disponibilizar, nas unidades de ensino, câmeras de reconhecimento facial na entrada e na sala de aula, para registro de chamada para o diário eletrônico e para segurança dos alunos. Além disso, cada sala de aula terá um display interativo de 75 polegadas, com tecnologia touch screen. Na ocasião, o gestor da cidade falou sobre a entrega do material e a importância do trabalho da Prefeitura para impulsionar a educação do município.

“Uma coisa que me alegra a alma é saber que a gente pode proporcionar uma educação melhor para as pessoas. Ontem inauguramos uma escola no bairro Areia Branca e vem aí mais 13, todas elas com computadores, como os que estamos entregando hoje. Cheguei onde cheguei através da educação e quero o mesmo para essas crianças. Vim para Aracaju sendo filho de família humilde e se não fosse a educação eu não teria chegado onde cheguei. Tenho trabalhado para que tenhamos uma educação cada vez melhor e hoje realizo o sonho de ter escolas bonitas, arrumadas, organizadas e tecnológicas. Nossos alunos precisam desse estímulo. Aceleramos o processo de ensino-aprendizado, mas queríamos mais, por isso criamos o Escola Tech. Entregamos material escolar de primeira para que os alunos se sintam valorizados. Só tem um jeito de termos um país mais igualitário: possibilitando que as crianças tenham o mesmo grau de educação entre elas”, disse. 

O secretário municipal da Educação (Semed), Ricardo Abreu, destacou a importância do programa para a educação municipal e informou que os demais notebooks serão entregues no decorrer das próximas semanas em todas as unidades de Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos. Segundo ele, a integração do Escola Tech à outros programas já realizados pela Prefeitura vão garantir uma educação de qualidade na cidade.

“O programa Escola Tech tem o compromisso de modernizar as relações de ensino e aprendizagem nas nossas escolas com a entrega desses notebooks. O prefeito Edvaldo Nogueira tem feito questão de ir, pessoalmente, entregar o notebook para as crianças. A Prefeitura reconhece a importância de uma ação dessa natureza, para a inclusão digital das crianças e também das famílias. Hoje realizamos a entrega em duas escolas e vamos manter esse ritmo nos próximos dois meses. Estamos trabalahndo para que o Escola Tech seja implementado 100% na rede municipal. Além disso, o programa contempla também câmeras de identificação facial, painéis interativos digitais em todas as salas de aula e o uso da inteligência artificial. Tudo isso é fruto de um trabalho minucioso, pensado para garantir uma educação de qualidade para os aracajuanos, para que possamos avançar em nossos índices e viabilizar um futuro digno para as nossas crianças”, disse.

O diretor dos editais de tecnologia da Semed, Caio Dávinis, explicou como deve funcionar o Escola Tech nas suas duas vertentes: a garantia de entrega do notebook e da integração digital do aluno em casa, bem como na sala de aula, através das ferramentas tecnológicas que também foram abarcadas nas escolas.

“Além de um software já embarcado no próprio notebook para que a gente possa fazer uma gestão a nível de hardware, esses equipamentos contam também com chip e com conexão de internet. Esse chip também já vem com uma plataforma embarcada, que torna capaz da gente fazer o monitoramento não só de conteúdos violentos ou indevidos, mas das localidades desses equipamentos, por questão de segurança. Está indo, de fato, um pacote tecnológico para a casa desses estudantes, onde eles conseguirão ter acesso livre à internet. Nas escolas, a partir do momento que o aluno entra na unidade, ele é identificado através de câmeras de reconhecimento facial. Além disso, há um display interativo de na sala de aula onde é possível fazer todo um trabalho de interação entre conteúdos pedagógicos dos próprios notebooks dos estudantes. Portanto, os professores poderão solicitar que os alunos levem os notebooks como apoio para a sala de aula e o display interativo faz a integração para o aprendizado.  Com isso, possibilitamos que o estudante tenha um trabalho mais lúcido e engajado, com a tecnologia dentro e fora da sala de aula”, detalhou.

Presente no ato de entrega, a vendedora Eutimia Oliveira foi acompanhar seus dois filhos, Brena Ágatha e Bruno Artur, que, de acordo com ela, não estavam contendo a alegria para receber em mãos a nova ferramenta de aprendizado. Tanta empolgação demonstra que a novidade chega para incentivar que os alunos avancem nos estudos.

“Fico muito feliz com essa entrega. Na escola que eles estudaram antes, nunca tiveram a oportunidade de receber um notebook para estudar em casa. Isso vai ser muito bom pra eles, tanto agora, como futuramente. A gente não tem um aparelho desses em casa e o diretor disse que vamos poder ter acesso à serviços da Prefeitura através dele e isso é muito bom. A felicidade que os meninos ficaram quando souberam que iriam receber o notebook foi enorme. Acho isso muito bom pra eles, pois empolga e incentiva irem a escola e para continuar sempre estudando”, contou.