Pais e alunos celebram mais uma entrega de notebooks do programa Escola Tech

Educação
17/04/2024 14h15

Na manhã desta quarta-feira, 17, a alegria tomou conta das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Maria Thétis Nunes e da Marechal Henrique Teixeira Lott, ambas localizadas no Bairro América. Os sorrisos dos alunos e satisfação estampadas nos rostos de suas famílias evidenciaram a importância da entrega dos 354 notebooks distribuídos pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), aos estudantes.

A cerimônia de entrega ocorreu na Emef Marechal Henrique Teixeira Lott e contou com alunos e famílias das duas unidades de ensino. A cada estudante que recebia seu aparelho das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira, ou do secretário Ricardo Abreu, era visível a empolgação, gratidão e entusiasmo em poder contar com essa ferramenta para os estudos.

A iniciativa faz parte do programa Escola Tech e tem sido trabalhada a partir de um investimento de R$ 75 milhões com recursos próprios. Além da oferta dos notebooks, estão sendo instaladas câmeras de segurança nas salas de aula, displays interativos para serem utilizados pelos professores e tótens de chamada.

Desempenho escolar potencializado

Aluno do 5ºB na Emef Maria Thétis Nunes, Arthur Ferreira conta que está muito feliz em receber o computador. Ele acredita que a ferramenta será de grande ajuda no desenvolvimento de suas tarefas escolares, além de motivar sua ida à escola e o interesse em adquirir mais conhecimentos através dos estudos.

"Os notebooks serão muito importantes para fazermos várias pesquisas, assistimos a vídeos educativos e aprendermos muitas outras coisas. Já abri meu computador e vi que já tem uma variedade de jogos e aplicativos que nos ajudarão. A minha escola está mais moderna. Tem displays, que são aparelhos que os professores estão usando para passar o conteúdo para a gente, como se fosse um laptop gigante. Está sendo mais legal vir para a escola, é tudo bem tecnológico", expressa.

Pai da estudante Nicole Letícia Azevedo, do 4º ano A, Vivaldo Azevedo diz que este é um momento muito importante, pois os notebooks contribuirão para o desenvolvimento de sua filha. "Hoje precisamos bastante interagir com as ferramentas tecnológicas. Minha filha é muito inteligente e fico feliz em acompanhar sua vida escolar, mas surpreso com estas iniciativas do prefeito em trazer recursos assim para a nossa Emef: as salas de aulas são modernas, têm ar condicionado e displays interativos. Está bem interessante", atesta.

Até o momento, já foram distribuídos mais de dois mil notebooks aos alunos da rede municipal de ensino e, até o dia 8 de maio, mais 7.157 desses computadores portáteis serão ofertados. Com a entrega dos notebooks do programa Escola Tech, Aracaju dá um passo importante rumo a uma educação mais inclusiva e tecnologicamente avançada.

Entusiasmo a mil

Mãe de Isadora Lisboa, do 2º ano, Raíssa Vieira afirma que é muito bom ver a filha receber um computador da escola, já que isso agregará mais interesse e oportunidade nos estudos. "Fico muito feliz em poder ver o que está acontecendo na educação hoje em dia. A escola tem câmeras na sala de aula, é moderna. No meu tempo não havia isso e agora é muito gratificante testemunhar momentos como esse. Estou gostando muito da Emef, fui muito bem acolhida e todo esse aparato tecnológico vai ajudar a gente a ficar mais tranquilo, enquanto pais, em relação à segurança e ao encaminhamento dos nossos filhos a um bom futuro", evidencia Raíssa.

Gilvânia da Conceição é tia do Wendel Gabriel Oliveira, do 4º ano A, e participa efetivamente da vida escolar do sobrinho, fazendo questão, portanto, de também estar presente neste momento marcante para os estudantes. De acordo com ela, a distribuição desses notebooks ao garoto e seus colegas é um momento de muita alegria, já que as crianças têm que ser incentivadas ao bom uso das ferramentas tecnológicas.

"Às vezes as crianças sabem mexer nesses aparelhos melhor que a gente que é adulto. Por isso, os responsáveis têm que incentivá-los a realizar pesquisar, conhecer novas palavras. São ferramentas que irão, sim, ajudar no desenvolvimento das crianças. Meu sobrinho tem autismo nível 1 e ficou tão ansioso para receber o computador que não conseguiu dormir", aponta a tia do menino.

Emilly Letícia Nascimento, aluna do 5º ano A, também ficou bastante empolgada quando soube que o prefeito iria à escola entregar em suas mãos o notebook. Tanto que não conseguiu dormir e arrumou rápido para ir à aula na manhã desta quarta, conforme relata a mãe da menina, Crislaine Cristian.

"Ela veio me falar numa alegria que só: 'mãe, a escola vai me dar um notebook'. Apesar dela mexer um pouco no celular, regulo e acompanho bastante o uso dela, e ela só usa mesmo quando precisa pesquisar algo das atividades da escola. Com a notícia da chegada de um computador só para ela e que o prefeito que iria vir para entregar, ela ficou tão animada que não conseguiu dormir. Quando acordei ela já estava pronta para vir", conta Crislaine.