Ver a Vida: em dois anos, Prefeitura realizou mais de 218 mil procedimentos

Saúde
18/04/2024 14h00

O Programa Ver a Vida, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completou dois anos. É através deste serviço que a gestão municipal garante, de maneira eficaz e célere, acesso à saúde ocular para toda a população aracajuana. No período de 2022 a 2024, o programa realizou 218.688 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

Desenvolvido no estacionamento do Aracaju Parque Shoppings em quatro carretas e contêineres para atendimento específico às pessoas com problemas relacionados à saúde ocular, o programa é fundamental para redução de filas de espera. De acordo com a diretora de Inteligência e Gestão Estratégica (DIGE), Ana Régia Oliveira, foram efetivadas 40.593 consultas, 160.015 exames e 18.080 cirurgias em dois anos.

“O tempo médio de espera para consulta em oftalmologia antes do programa era de aproximadamente 13 meses. Agora, é possível obter a liberação entre 45 e 60 dias. Frequentemente, realizamos a manutenção das filas a partir de alguns critérios, criamos caminhos para minimizar o tempo de espera do paciente na fila, considerando que o SUS é um sistema universal. Um exemplo disso é a priorização dos pacientes que mais precisam, dependendo do quadro clínico e baseado no Protocolo Estadual de Acesso à Regulação de Procedimentos Ambulatoriais de Média e Alta Complexidade”, destaca Ana Régia.

População aprova “Ver a Vida”

A moradora do bairro Santos Dumont, Djanira Vieira, de 70 anos, foi uma das aracajuanas beneficiadas pelo programa e, acompanhada do irmão Dário Vieira, demonstrou felicidade e gratidão ao sair do procedimento cirúrgico de catarata. “Agradeço a Deus e a toda gestão da Prefeitura por desenvolver o Programa Ver a Vida, através dele eu voltei a enxergar de novo e viver bem mais feliz”, disse.

O aposentado que compartilha do mesmo sentimento de gratidão é o senhor Sebastião Torres, morador do bairro Lamarão, de 72 anos, e que já se submeteu ao procedimento cirúrgico para tratar um dos olhos. “Operei um olho e já estou vendo tudo muito bem. Hoje realizei a cirurgia do segundo olho, e recomendo a todas as pessoas o ótimo atendimento do programa”, ressalta.

Quem esteve pela segunda vez na carreta para se consultar, foi a moradora do bairro Porto Dantas, Maria Rita de Souza. Ela elogiou o tratamento ofertado e reconheceu a importância do “Ver a Vida”. “Esse programa é muito importante, é a segunda vez que vem me consultar e todas às vezes fui muito bem atendida aqui, estão todos de parabéns”, afirma.

A primeira vez no “Ver a Vida”, Erick Henrique dos Santos, ressaltou a rapidez no encaminhamento da Unidade para a consulta. “Da Unidade para a consulta de hoje foram menos de 45 dias, tudo muito rápido e prático. Uso óculos desde criança e, sempre preciso me consultar para ver se o grau aumentou ou não. O atendimento aqui é excelente e é muito importante poder enxergar e ter mais qualidade de vida”, falou.

Acesso ao “Ver a Vida”

A coordenadora do programa, Glaúcia Amorim, explica que os pacientes atendidos pelo “Ver a Vida” são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF), que realizam o primeiro atendimento, onde, após a consulta com o clínico geral, ele aguarda a liberação do encaminhamento médico via sistema para consulta inicial na carreta, conforme a necessidade.

“No documento de encaminhamento, constará o dia e horário do atendimento que será feito nos consultórios. Depois disto, os profissionais que atendem no Ver a Vida viabilizam exames e cirurgias necessárias para o estabelecimento da saúde dos olhos do paciente, sobretudo os idosos, já que pertencem à parcela da população cuja visão fica comprometida ao passar dos anos. Reforçamos que, em caso de perda da consulta é necessário retornar para a Unidade e revalidar a guia com nova data e horário da consulta a ser realizada em uma das carretas do projeto Ver a Vida”, explica Glaúcia.