Emef José Conrado de Araújo promove teatro de fantoches para fomentar inclusão entre alunos

Educação
18/04/2024 17h00

Visando promover a compreensão e a inclusão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro do ambiente escolar, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, temporariamente localizada no bairro São José, realizou uma importante atividade como parte do plano de ação "Inclusão em foco". Através de um teatro de fantoches, os alunos refletiram sobre atitudes de empatia entre os colegas.

Idealizado pela professora da Sala de Recursos da Emef, Rose Novaes, a ação está sendo realizada para estudantes do 1º ao 5º ano. Eles assistem à representação lúdica e interativa protagonizada pelos personagens Menino Azul e Juninho, que abordam características de uma pessoa diagnosticada com TEA e como estas podem influenciar o comportamento, especialmente na sala de aula.

A atividade envolveu não apenas os alunos, mas também o corpo docente, equipe gestora, cuidadoras e professores da Sala de Recursos. Segundo destaca a coordenadora pedagógica da escola, Ivanilde Oliveira, a importância da ação está em proporcionar uma compreensão ampliada e empática do TEA, sensibilizando e educando a todos presentes sobre as necessidades e desafios enfrentados por pessoas com esta característica.

Através da atividade, a escola trabalha na perspectiva de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos, onde a diversidade é valorizada e respeitada, contribuindo, também, para a formação de uma sociedade mais consciente e solidária. Segundo pontua a coordenadora pedagógica da Emef, Ivanilde Oliveira, a iniciativa faz, principalmente, com que a convivência entre os alunos seja mais funcional.

"Trabalhar a educação na perspectiva da inclusão está como uma das metas do compromisso de gestão da escola. Sendo a professora Rose uma grande parceira, trouxe esta ideia de um teatro e a gente abraçou, porque a ludicidade é uma forma mais atrativa de se comunicar com os alunos. Eles ficam concentrados, interagem, tiram dúvidas e com certeza esse momento irá refletir em mais empatia e ações de respeito aos colegas", enfatiza a coordenadora.

Como psicopedagoga e professora da Sala de Recursos na Emef, Rose Novaes afirma que o projeto 'Inclusão em Foco' abrange uma série de ações que se direcionam não somente aos alunos, mas também aos professores, famílias dos estudantes e toda a comunidade escolar.

"A grande questão que queremos evidenciar através dessas ações é o saber lidar. Pela especificidade na comunicação das pessoas com TEA, muitos têm dificuldade na interação e isto pode gerar isolamento. Com o projeto, no entanto, trabalhamos essa e outras temáticas com alunos, pais, professores e funcionários da Emef. A gente precisa dialogar com todos, com os estudantes, mas também expandir o direcionamento", ressalta Rose Novaes.