Combate à dengue: Emsurb intensifica mutirões em bairros que apresentam maior risco de infestação

Serviços Urbanos
22/04/2024 15h30

Embora o panorama da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tenha indicado que a maior incidência de focos do Aedes aegypti, em Aracaju, estejam concentrados dentro das residências, a Prefeitura, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), continua reforçando as ações de limpeza pública, particularmente em bairros que apresentaram índices superiores para a infestação do mosquito, conforme dados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em março deste ano.

De acordo com o LIRAa dos 48 bairros da capital, sete estão com resultado acima de 2%, classificados como de maior risco no comparativo entre o levantamento de janeiro e março de 2024. São eles: 13 de Julho (de 0 passou a 3,2), 17 de Março (de 0,9 para 3,2), Atalaia (de 2,9 para 3,2), Olaria (de 1,6 para 2,7), Grageru (de 1,4 para 2,2), Pereira Lobo (de 1,9 para 2,2) e 18 do Forte (de 0,5 para 2,1).

Nesse contexto, nos últimos dias as equipes atenderam localidades do Grageru obedecendo a um cronograma de serviços operacionais como varrição, recolhimento de resíduos, roçagem, capinação, e inclusive limpeza em canais. As atividades integram uma verdadeira força-tarefa mobilizada pela gestão no combate a proliferação do vetor transmissor de arboviroses mais comuns em ambientes urbanos: dengue, zika e chikungunya.

“Apesar de alguns bairros estarem em melhor situação que outros, em relação ao índice de infestação, estamos redobrando os cuidados em todos os lugares. Por isso, a definição do nosso planejamento operacional contempla os dados coletados através do LIRAa a fim de nortear as ações de combate ao vetor, promovidas pelo município. Assim, todos os agentes são instruídos para que, durante os procedimentos de limpeza, atuem com atenção máxima em todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada, fazendo prontamente o recolhimento até mesmo no interior de algumas casas a partir da identificação dos agentes de endemias”, explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Paralelamente ao cronograma regular, a Emsurb soma forças aos mutirões semanais coordenados pela SMS, que ocorrem aos sábados. Ainda no âmbito da prevenção, a empresa também atua com o programa Cata-treco, o qual tem servido como um estímulo à população para o descarte adequado de materiais, evitando a colocação em espaços públicos ou nos quintais das residências.

Trabalho reconhecido

O empenho da gestão municipal vem ganhando o reconhecimento de moradores como Adonias Silva. Morador e comerciário dno bairro Grageru, na zona Sul da capital, ele comentou a importância de ações desta natureza para a saúde da população. “Aqui em casa sempre mantemos os cuidados com plantas e outros reservatórios que possam acumular água, pois eu e minha esposa já tivemos dengue. Por isso, qualquer serviço que possa impedir ou amenizar a quantidade de casos para essa doença é sempre bem-vindo. Então, nesse sentido o trabalho da Prefeitura aqui no bairro está sendo satisfatório”, afirmou ele.

A aprovação pelas ações preventivas também se estende a outras comunidades, a exemplo da região central e pontos da zona Norte. “Não justifica as pessoas jogarem o lixo nas esquinas, sobretudo aqui no Centro onde a coleta acontece todos os dias. Não adianta a Prefeitura fazer sozinha a sua parte sem que haja a contrapartida da população”, disse o protético Henrique Marques Prado.

A dona de casa Valdinete Santana, moradora do bairro Cidade Nova, reconhece que a Prefeitura oferece todas as condições necessárias para o descarte correta. "Essa questão da dengue ocorre, infelizmente, por causa da falta de educação de alguns, já que os serviços de limpeza estão em dia. Então, temos que ficar de olho principalmente nos quintais, porque sempre tem algum vasilhame que acumula um pouco de água onde o mosquito se reproduz”, frisou dona Valdinete Santana.

Próximas ações

Em sequência às mobilizações que auxiliam no controle à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Emsurb inicia nesta terça-feira, 23, mais um mutirão no bairro Atalaia. “Quanto as demais áreas que já foram atendidas esse ano, como a 13 de Julho, 17 de Março, Olaria, 18 do Forte e Pereira Lobo, retornaremos com as equipes de acordo com o prazo habitual de três meses”, informou o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia.