Em 24h de alerta, Aracaju registra acumulado de 94,5 milímetros de chuva

Defesa Civil
24/04/2024 16h11

Nessa quarta-feira, 24, foi encerrado o período de alerta para chuvas com intensidade de moderada a forte, na capital. O aviso emitido na tarde da terça-feira, 23, pela Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Prefeitura de Aracaju, manteve a população em atenção para situações de anormalidade, especialmente em áreas de risco.

Em 24h, o volume acumulado de chuva chegou a 94,5 milímetros (mm), sendo 40mm registrados no intervalo de uma hora, com maior concentração no bairro Centro. As precipitações foram monitoradas em todas as regiões da capital, havendo maior acumulado registrado na região central e zona Sul.

Nesse período, a Defesa Civil atendeu a 26 chamados registrados através do serviço emergencial 199, dos quais 13 para situações de alagamentos, oito avaliações de risco estrutural, três colapsos parciais, uma queda de árvore e um risco de deslizamento de terra. Não houve situações com maior gravidade, assim como não houve registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, frisa que os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estiveram atentos às demandas, para reduzir transtornos à população. "As ações ocorrem permanentemente, visando otimizar o sistema de drenagem urbana da capital, o que gera um rápido escoamento das águas pluviais, tão logo ocorrem a redução da intensidade das precipitações. Trabalhamos de maneira integrada para atender à população e reduzir riscos", destacou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que o grande acumulado já registrado ao longo do mês deixa as equipes em atenção, para reforçar o monitoramento em áreas de risco. "O acumulado de chuva neste mês de abril chegou a 367mm, até o momento, superando a média histórica que é de 192,3mm. Mantemos atenção, especialmente, às áreas de encostas de morro, devido a tendência de saturação do solo. Além de inspeções técnicas nessas localidades já mapeadas pelo órgão, reforçamos às orientações para moradores, de maneira que possam acionar o órgão diante da visualização de anormalidades", frisou o coordenador.

Ainda de acordo com Robson Rabelo, as previsões meteorológicas são monitoradas. "De acordo com as previsões dos centros especializados, há possibilidades de pancadas de chuva com intensidade moderada nos próximos dias, porém de forma passageira. Manteremos atenção para adotar as providências que sejam necessárias à redução de riscos à população", enfatizou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.