Com mais de 3 mil doses aplicadas, Prefeitura segue com ação de vacinação nas escolas

Saúde
26/04/2024 14h35

A ação de vacinação nas escolas, uma das principais estratégias da Prefeitura de Aracaju para ampliar a cobertura vacinal na capital, segue a todo vapor com a imunização de crianças, adolescentes e toda comunidade escolar. Realizada com a parceria entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), a ação atende às unidades escolares das redes municipal, estadual e particular, e, até o momento, já aplicou mais de 3 mil doses de vacinas. 

Na próxima segunda-feira, 29, a ação será realizada no Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos (CEPJS), localizado no bairro Ponto Novo, e na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Professora Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria.

De acordo com a referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães, a vacinação nas escolas se soma às demais mobilizações da gestão municipal para disponibilizar pontos acessíveis para que a população possa se imunizar.

“As escolas que recebem a ação se organizam previamente, com a indicação para que os pais ou responsáveis, sejam avisados e repassem as autorizações para que eles permitam que os alunos sejam vacinados. É feito um chamamento para toda comunidade escolar, numa mobilização de fomento à vacinação”, destaca Aline.

Programação semanal

Dando seguimento à programação semanal, na terça-feira, 30, a vacinação acontece no Colégio Lavoisier, no bairro Farolândia, e retorna à Emef Professor Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria. Na quinta-feira, 2, a ação ocorre no Colégio Amadeus, no bairro Centro, e na Emef José Souza de Jesus, no bairro 17 de março. Na sexta-feira, 3, a vacinação acontecerá no Colégio Celebridades LTDA, no bairro Aeroporto, e na Secretaria Municipal de Educação, no bairro Jardins, com vacinação para professores.

Vacinas e documentos

Nas escolas são ofertadas as vacinas de rotina, a exemplo de febre amarela, HPV, varicela, meningite, covid-19 e também as vacinas de campanha contra a influenza.

“Para receber os imunizantes, pais e responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, além do cartão de vacina e documento da criança. Já para os adultos da comunidade escolar, basta apresentar o cartão de vacina e documento de identificação com foto. No dia da ação, a equipe de saúde consulta no sistema quais vacinas estão pendentes, a fim de atualizar a imunização daquela criança ou adolescente, e também dos profissionais da comunidade escolar”, ressalta a referência técnica.