Com apoio da Prefeitura, evento Ôxe Triatlo movimenta as Orlas Pôr do Sol e da Atalaia

Juventude e Esporte
28/04/2024 13h27

Na manhã deste domingo, 28, a capital sergipana sediou uma das etapas do Circuito Ôxe Triatlo, competição que reúne a prática da natação, corrida e ciclismo e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).

A cidade recebe o evento pela terceira vez e teve a participação de 250 atletas dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Brasília, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, disputando nas categorias: olímpico (1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida); Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida); e Mini Sprint (400m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida).

A segunda etapa da competição teve dois cartões-postais da cidade como cenários para as disputas: a Orla Pôr do Sol, localizada no bairro Mosqueiro, às margens do rio Vaza-Barris, onde foi realizada a prova de natação; e a Orla da Atalaia, na Zona Sul, que recebeu os atletas após o percurso de ciclismo, feito pela Rodovia SE-100, para realizarem a prova de corrida.

Presente no evento, a secretária da Juventude e do Esporte, Liliane Borba, destacou como o apoio possibilita a promoção da prática de mais de um esporte. "Apoiar esse evento em Aracaju contribui para a difusão da natação, da corrida e do ciclismo, esportes que, cada vez mais, estão sendo praticados pelos aracajuanos. Ou seja, ter o Ôxe Triatlo aqui, com o apoio da Prefeitura, por meio da Sejesp, além de fortalecer a modalidade e valorizar os atletas, atrai novos praticantes e público para prestigiar a beleza desse esporte, em um espaço totalmente agradável e adequado como as nossas orlas”, destaca a gestora.

O organizador da competição, Antônio da Silva, reforçou como o suporte dado pela Prefeitura é essencial para que o evento aconteça de maneira satisfatória para os triatletas. “A Prefeitura de Aracaju é sempre parceira do esporte, parceira do triatlo, e contribuiu muito para que a gente pudesse fazer um evento majestoso como este. Sempre oferecendo o apoio de trânsito e logístico para que tudo dê certo, sendo fundamental para que o esporte aconteça", relatou.

Campeão da categoria Sprint, o atleta sergipano e professor de educação física, Marlúcio Ramos, pratica o triatlo há 22 anos. Segundo ele, trazer o esporte para Aracaju valoriza os atletas e a modalidade no estado. “Eu agradeço pelo prestígio que dão a nós, triatletas, por ter um evento maravilhoso como esse. Eu tenho 22 anos nesse esporte, mas sempre bate um friozinho na barriga, cada vez é uma experiência nova. Graças a Deus, deu tudo certo”, disse satisfeito.

Competindo no circuito pela segunda vez, a campeã do Mini Sprint, Júlian Bonfim, falou sobre a experiência de disputar novamente neste evento e ser bicampeã em Aracaju. “A prova estava super organizada, com o percurso todo bem marcado, água nos locais corretos. A sensação de vencer aqui é diferente, é especial porque tem a família e os amigos, o que deixa a experiência mais emocionante”, destacou a bancária. 

IronMan
 
No dia 24 novembro deste ano, também com o apoio da Prefeitura, Aracaju receberá um público de diversos países para mais um evento de triatlo: o IronMan, considerada a competição mais importante e desafiadora da modalidade.