Perimetral Oeste: Rede de Mulheres incentiva o empreendedorismo feminino na nova avenida

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2024 07h00

Dando sequência ao trabalho que está sendo desenvolvido pela Rede de Mulheres da avenida Perimetral Oeste, foi realizado mais um encontro de mulheres interessadas em empreender ou que desejam potencializar seus negócios, moradoras dos bairros que estão no entorno da nova via. A iniciativa, que aconteceu no último sábado, 18, integra as ações do programa de Protagonismo Feminino no eixo de desenvolvimento socioeconômico da avenida Perimetral, desempenhado pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Trabalho Técnico Social.

Durante o encontro, a consultora do Sebrae, Maricelia Ofsiany, explicou sobre o conceito de empreendedorismo, as características do comportamento do empreendedor, bem como, ensinou as participantes sobre como utilizar a ferramenta da matriz SWOT, que diagnostica as forças, fraquezas, oportunidade e ameaças de um negócio. “Demos continuidade no processo avançando hoje com a matriz SWOT. Concluímos, então, essa etapa e no próximo sábado já vamos avançar ainda mais na elaboração do plano de negócio das atividades produtivas definidas por cada uma dessas mulheres, estamos muito confiantes e a avaliação é muito positiva”, explica.

Segundo o economista da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura para o desenvolvimento do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral, Júlio Batista, o principal objetivo da rede de mulheres é incentivar o empreendedorismo feminino na região. “Esses encontros estão sendo momentos muito oportunos para amadurecer o desenvolvimento dos negócios e realizar os sonhos das mulheres da avenida Perimetral. É uma oportunidade fantástica que, em parceria com o Sebrae, vai tornar o território da Perimetral mais desenvolvido com geração de emprego e renda”, afirma.

Jaira Andrade comercializa bijuterias e está participando da rede para aprender mais sobre o mundo dos negócios. “Está sendo muito produtivo, só tenho a crescer e desenvolver. Esse projeto vem nos qualificando e só temos a ganhar com esse incentivo”, conta. Vania dos Santos produz arranjos, presentes e cestas de café da manhã, a moradora do bairro Santos Dumont não esconde a satisfação em fazer parte do grupo. “Achei essa iniciativa essencial, eu já tenho a minha empresa e estou vendo com outros olhos, gostei bastante e vou continuar participando”, expõe.