Prefeitura recapeou e pavimentou cerca de 180 km de vias públicas nos últimos sete anos

Agência Aracaju de Notícias
22/05/2024 11h14

De modo a aprimorar a mobilidade na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), investe continuamente em ações de melhoria e conservação da malha urbana da cidade, priorizando a segurança e o conforto dos cidadãos. Com olhar atento às necessidades da população, a administração municipal realiza ao longo de todo o ano o programa de recapeamento asfáltico assegurando tanto a qualidade da malha viária como a funcionalidade das ruas e avenidas da cidade. Nesse sentido, entre 2017 e 2024, a gestão municipal recapeou 177,87 km de vias públicas em Aracaju. Para isso, foram utilizadas 138.785 toneladas de asfalto.

Para além do recapeamento, a Prefeitura também realiza, cotidianamente, o programa Tapa-Buraco. Executada pela Diretoria de Operações da Emurb, a ação visa reduzir os danos sofridos pela pavimentação devido ao desgaste do tempo ou acúmulo de águas pluviais sobre as ruas. Também no período de 2017 a 2024, a operação Tapa-Buraco foi feita em 2.032.382,87 m² de vias públicas, utilizando-se, para isso, 133.529,68 toneladas de asfalto. Somente no ano passado, a ação alcançou o seu maior volume no período dos últimos sete anos, com a marca de 337.003,17 m² de asfalto usado na operação.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a Prefeitura tem concentrado seus esforços na resolução de questões relacionadas ao pavimento das vias urbanas de Aracaju, como a presença de buracos e a deterioração do asfalto. “Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em garantir a segurança e a comodidade dos cidadãos, promovendo a manutenção das ruas e avenidas da cidade. Um pavimento de qualidade garante um bom tráfego de pessoas e veículos e proporciona dignidade, prevenindo danos aos veículos, facilitando a mobilidade urbana”, afirmou.

Melhorias na mobilidade

O recapeamento e as ações do programa Tapa-Buraco proporcionam diversas melhorias na mobilidade. Recentemente a Prefeitura de Aracaju fez o recapeamento da rua Alagoas, no bairro Siqueira Campos, gerando uma avaliação positiva da comunidade local, a exemplo de Sérgio Sampaio Souza, que trabalha em uma borracharia no bairro.

“Antes havia muitos buracos e lama aqui na rua, então agora, com o recapeamento, melhorou bastante essa situação. O trânsito também está fluindo melhor, e o que mais notei foi que diminuiu a quantidade de acidentes por aqui. Como tinham muitos buracos, os carros desviavam e acabavam colidindo com outros. Isso agora não tem mais”, disse.

Outra via recapeada recentemente é a rua Simeão de Aguiar, no bairro José Conrado de Araújo. Com asfalto novo, quem transita pela via nota a melhoria resultante desse investimento municipal. Marcílio Pereira Santos é dono de um pet shop no local há três anos e mostrou-se bastante satisfeito. “Depois que asfaltaram aqui a rua, vi que melhorou muito o fluxo, tanto de pessoas, quanto de veículos. Além disso, diminuiu o número de acidentes, que antes aconteciam muito. Isso traz mais segurança para o trânsito e para os pedestres. Também melhora o acesso das pessoas aos estabelecimentos”, afirmou.

O aposentado José Nunes de Souza, de 85 anos, mora próximo à rua José de Oliveira, no bairro José Conrado de Araújo, via que também foi recapeada recentemente pela Prefeitura de Aracaju. Ele destaca as melhorias que a ação trouxe para os moradores. “Melhorou cem por cento. Antes a rua era toda esburacada, e a gente mal podia andar a pé, que estava arriscado a sofrer um acidente. Quando um carro desviava de um buraco, era arriscado atropelar a gente. Agora a gente encontra a rua toda organizada e segura para caminhar”, declarou.

Produção própria

Todos esses serviços, como pavimentação, recapeamento e tapa-buraco são realizados utilizando materiais e recursos humanos próprios da Prefeitura, o que resulta em uma gestão mais eficiente e econômica. São as próprias equipes da Emurb as responsáveis pela execução, e o asfalto utilizado, conhecido como Cimento Betuminoso Usinado à Quente, é produzido na própria Usina de Asfalto.

Durante as obras de recapeamento que utilizam a técnica de fresagem – retirada da antiga camada -, o material removido é aproveitado para composição de base e de revestimento primário em locais que não possuem este elemento de infraestrutura.