Ouvidoria da Saúde atua como meio de comunicação e instrumento de gestão

Saúde
23/05/2024 10h55

Ouvir e responder as manifestações dos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são os principais objetivos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Ouvidoria, um canal de comunicação entre a população e a gestão. Somente neste ano, o setor recebeu 1.585 manifestações e, destas, 773 foram solicitações de serviço, enquanto os demais se trataram de reclamações, denúncias, informações e elogios, sendo, também, um instrumento de gestão.

A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelo telefone 0800 729 3534, opção 2; ou pelo telefone fixo 3711-5011 e, também, através do e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br; ou ainda pelo site da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com a coordenadora Daisy Santana Teles, o setor é um canal democrático de comunicação entre a população e a gestão, que recebe diariamente as manifestações e elabora relatórios mensais que auxiliam na formulação e adequação de políticas públicas de saúde.

“O setor é um espaço institucional de participação popular e de exercício da cidadania, tendo como finalidade ouvir e responder as manifestações dos cidadãos do SUS. Atendemos a população, auxiliando na comunicação com os usuários, trabalhadores e conselheiros de saúde. Além disso, a Ouvidoria também é um instrumento de gestão porque gera relatórios mensais para subsidiar em tomadas de decisões e na formulação de políticas de saúde”, destaca Daisy.

Dados das manifestações

As manifestações podem ser identificadas quando o usuário informa um meio de contato (e-mail, telefone e endereço), ou podem ser anônimas, quando o manifestante não deseja informar os dados pessoais.

“O prazo oficial para que o setor retorne as ligações da Ouvidoria é de um mês, porém o período que leva para a obtenção das respostas varia entre 8 e 12 dias. Há ainda o atendimento presencial na sede da SMS, na Rua Nely Correia de Andrade, 50, bairro Coroa do Meio”, ressalta a coordenadora.