Maio Laranja: Saúde intensifica ação de conscientização em escola no bairro Lamarão

Saúde
23/05/2024 16h22

Em continuidade à campanha Maio Laranja, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem levado ações de conscientização à comunidade escolar, com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual infantil. Nesta quinta-feira, 23, a atividade foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Monsenhor Moreira, no bairro Lamarão.

A SMS integra a programação da campanha na capital sergipana, através do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) que, juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), realiza uma frente de trabalho nas escolas municipais.

De acordo com a facilitadora da atividade, a enfermeira da Estratégia da Saúde da Família Daiane Tiano, as ações realizadas visam desenvolver nas crianças o protagonismo e o cuidado com o próprio corpo, objetivando a proteção e denúncia de possíveis situações de abuso.

“Trabalhamos o lúdico, dando visibilidade à temática e prevenindo os casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Passamos um vídeo educativo reforçando os locais que não devem ser tocados nas crianças, depois, mostramos outro vídeo falando sobre o semáforo, sendo associado às cores e o que pode seguir com a cor verde, o que deve ficar alerta com a cor amarela e também o que não pode fazer com a cor vermelha. Tudo isso, como ferramenta de proteção para enfatizar os conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e trocas afetivas”, destaca Daiane

Segundo a coordenadora da Emei Monsenhor Oliveira, Cíntia Regina Camacho, as informações recebidas pelas crianças são disseminadas em toda a escola. “Os alunos, professores e profissionais da escola acabam se conscientizando ainda mais e compartilhando toda informação. Estas atividades têm um impacto muito positivo para toda comunidade escolar", ressalta.

Campanha Maio Laranja

O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e foi instituído por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022, que estabelece que, durante o mês de maio em todo o território nacional, sejam realizadas atividades de enfrentamento a esse agravo.

Desta forma, as ações estão percorrendo diversas unidades de ensino da rede pública municipal. A programação continua nesta sexta sexta-feira, 24, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebe Tiuba (bairro Suissa); dias 27 e 28, Emef Maria Thetis Nunes  (bairro América); dia 29, Emef Letícia Soares (bairro Santos Dumont); e dia 7 de junho, na Emei João Batista Douglas (bairro Santa Maria).