Aracaju participa do Seminário Internacional do Desporto Escolar 2024, em Curitiba

Juventude e Esporte
24/05/2024 15h45

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), participa do Seminário Internacional do Desporto Escolar 2024, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que acontece na cidade de Curitiba, no Paraná. 

Com programação até o próximo domingo, 2, o evento tem o objetivo de estimular a discussão e a reflexão sobre a importância do desporto escolar, que é um instrumento de desenvolvimento esportivo, educacional e de formação para estudantes-atletas.

O seminário conta com a presença de representantes de mais de 20 países, como Austrália, El Salvador, Estados Unidos, Peru, bem como de todos os estados brasileiros. Aracaju está sendo representada no evento por meio da Sejesp, com a presença da secretária da pasta, Liliane Borba, que destaca como a ocasião é importante para contribuir na gestão da Sejesp e, com efeito, para o desenvolvimento do esporte na nossa capital.

“A Prefeitura de Aracaju, a Sejesp, estarem inseridas neste evento, com a presença de tantos gestores do esporte nacional e mundial, discutindo sobre a prática esportiva desde a base, no cenário escolar, evidencia o compromisso que a gestão da nossa capital tem em oferecer o acesso ao esporte de forma democrática, como caminho de novas perspectivas e desenvolvimento social”, pontua a gestora.

Durante o evento, estão sendo debatidos os desafios e as oportunidades para o desporto escolar em vários continentes, além de discutir exemplos de boas práticas e de sucesso que têm contribuído para o desporto escolar.

Liliane aponta como essas abordagens agregam para o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Sejesp, assim como na relação da Secretaria com outras pastas que têm foco na temática.

“A Sejesp tem a Estação Cidadania, que é uma grande escola do esporte para o município de Aracaju e para o estado de Sergipe, onde circulam jovens em idade escolar, desenvolvendo-se através do esporte no contraturno das aulas. Além disso, temos o trabalho em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), na pessoa do secretário Ricardo Abreu, que tem contribuído de forma significativa para o esporte em Aracaju, graças a união de projetos, que levam o ensino de modalidades como saltos ornamentais, ginástica artística e badminton para alunos da rede municipal”, relata a secretária.