Mantida pela Prefeitura, Estação Cidadania promove e democratiza o esporte em Aracaju

Juventude e Esporte
25/05/2024 08h00

Mantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), a Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos Magno, localizada no bairro Bugio, zona Oeste da capital, é referência na promoção e democratização do esporte para a população. 

Atualmente, o complexo poliesportivo atende a 1650 alunos, matriculados em 22 modalidades diferentes: atletismo, badminton, basquete, breakdance, capoeira, dança, funcional, futsal, fut7, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, ginástica artística, ginástica dance, handebol, jiu-jitsu, judô, muay thai, vôlei, karatê, ritmos, taekwondo e atividades lúdicas.

Além disso, cerca de 200 instituições, entre organizações, federações e clubes utilizam o espaço para realização de treinos, competições e aulas, que proporcionam à comunidade uma maior integração social. A secretária da Sejesp, Liliane Borba, ressalta que toda parceria da pasta com as instituições é feita visando o bem-estar dos aracajuanos.

“A Estação Cidadania foi construída para que toda população possa utilizá-la. Então, o uso do espaço, seja por federações ou organizações, para além das pessoas que circulam diariamente no local e que são a nossa prioridade, tem uma função social muito importante de incentivar o esporte e mostrar o seu potencial como um todo. O principal objetivo da Sejesp em apoiar a realização de eventos, treinos e demais atividades por diversas instituições do município, e também do estado, é incluir a comunidade e proporcionar às pessoas uma experiência mais completa sobre como funcionam as modalidades, tendo conhecimento na prática”, explica a gestora.

Para o diretor de Esporte e Lazer da Estação, Cristiano Poconé, o espaço é destaque positivo por sua pluralidade em oportunizar a prática de atividade física, tanto para atletas, quanto para pessoas que tem o intuito de encontrar uma nova forma de lazer.

“É de grande valia um ginásio como esse, com a estrutura que tem, estar à disposição de toda a comunidade de uma forma geral, sem distinção se a pessoa é um atleta ou não. Apesar de um dos objetivos da construção do espaço ter sido a formação de futuros campeões olímpicos, quando ela [a Estação Cidadania] foi entregue pela Prefeitura, se tornou uma casa de todos. Essa é a importância de se ter um local que possui uma quadra de badminton, basquete, futsal ou uma pista de atletismo, para que as instituições também possam trazer seus alunos e realizar as suas atividades”, afirma.

Uma das instituições que utiliza a Estação Cidadania para realização de competições é a Federação Sergipana de Futsal (FSFS). O presidente do órgão, Josué dos Santos, falou sobre os motivos que fazem o complexo poliesportivo ser um diferencial esportivo no município de Aracaju e celebrou a parceria desenvolvida com a Sejesp.

“A Sejesp e a Estação Cidadania sempre foram grandes parceiros da FSFS e quando solicitado, dentro de um cronograma do próprio ginásio, que tem, claro, a população como prioridade, tem cedido o espaço para que possamos realizar jogos de diversas competições durante o ano, nas mais diversas categorias, do sub-7 até os adultos, incluindo também a categoria feminina. Além de tudo, a estrutura do local é muito aconchegante, agrada aos jogadores, o público que vai assistir aos jogos também gosta e a sua própria localização em um bairro bastante movimentado como o Bugio”, salientou o presidente.

O Clube Real Sergipe é uma das instituições que utiliza o espaço para treinos de futsal, geralmente às segundas e quartas-feiras. O presidente do time, Marconi da Cunha, reforça que a construção do complexo foi de grande importância, por se tratar de um local com uma estrutura apropriada para a prática do esporte.

“A quadra onde treinávamos antes da chegada da Estação Cidadania aqui no Bugio era aberta, sem cobertura. Com a construção do ginásio, as crianças ficam mais seguras e até mais motivadas em realizar os treinos”, conta.

O instituto de judô Boto Cinza, criado em 2007, é um dos diversos projetos sociais que utilizam o espaço da Estação Cidadania para atividades educativas. Aproximadamente, 60 jovens, entre 7 e 19 anos, participam das aulas no complexo poliesportivo às segundas e quartas, no período da tarde. Idealizador do projeto, o professor Alberto Oliveira declarou que a localização da Estação Cidadania foi um dos fatores primordiais para realização das aulas.

“Este espaço está centralizado numa área com muitos alunos da rede pública municipal e estadual, e também muitos praticantes do judô, que não podem se deslocar para outros espaços de treinamento. Isso é um ponto fundamental para o nosso projeto”, pontua.

Mais de 2 mil pessoas, entre alunos das 22 modalidades e membros de diferentes instituições que utilizam o espaço para outras atividades ligadas ao esporte circulam semanalmente na Estação Cidadania.

A moradora do bairro Jardim Centenário, Claudinete Souza, de 50 anos, é aluna do funcional e da ginástica aeróbica desde o início das aulas. “A melhor coisa que fizeram foi esse local aqui, porque eu era sedentária, tinha colesterol alto, crises de ansiedade e, hoje, não tenho mais nada disso. Fiz muitas amizades, sou muito querida por muita gente e quando saio, me sinto renovada. Aqui, também é uma válvula de escape pra muita gente, porque, depois da pandemia, muitas pessoas acabaram desenvolvendo depressão e outras doenças mentais, e com as aulas você brinca, se diverte e se distrai dos problemas”, comenta a autônoma.

Para o aluno de atletismo, Pedro Vasconcelos, de 17 anos, os ensinamentos na pista não se restringem ao desenvolvimento físico, mas também trabalham o mental.

“Aqui, a gente vai muito mais além do que só a questão física, abrange muito mais e vai a fundo na questão mental. Um atleta não corre só com as pernas, mas também com a mente e eu aprendi isso aqui”, ratificou o estudante.

A Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos Magno funciona durante a semana, das 7h às 21h30, com a realização das 22 modalidades que ofertam aulas das 7 às 21h. Nos finais de semana, o seu espaço também é cedido a instituições para a realização de eventos ou demais atividades que integrem o quadro esportivo do município.