Taxistas aprovam decreto assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira autorizando a bandeira 2

Transporte e Trânsito
11/12/2007 14h09

No último dia 29 de novembro, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, atendendo à solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Táxi do Estado de Sergipe (Sintax), assinou o decreto que autoriza o uso da bandeira 2, no período de 1º a 31 de dezembro. A medida visa proporcionar aos taxistas do município de Aracaju um rendimento maior neste período natalino.

Geralmente, a bandeira 2 deve ser utilizada nos dias úteis, das 22h às 6h; aos sábados, das 12h às 24h; e aos domingos e feriados de 00h às 24h, de acordo com a lei 2.022/93. A bandeira 2 não consiste em alteração de preço, já que a tarifa continua com o mesmo valor, que atualmente é de R$ 2,20. O que muda é a velocidade do taxímetro, que passa mais rápido.

O taxista Jorge Luiz dos Santos aprova a iniciativa municipal. "Qualquer atitude que venha somar é bom para todos os taxistas. A bandeira 2 é como se fosse nosso décimo terceiro", afirma ele. Outro taxista que também ficou feliz com a autorização do prefeito foi Jorge Henrique. "A clientela ainda não aumentou, mas a bandeira 2 em dezembro ajuda no orçamento, pois é o período que podemos ganhar um pouco mais", declara.

Para o presidente do Sintax, João Barbosa, a categoria ganhou muito com a postura do prefeito Edvaldo Nogueira. "Só através da aprovação do prefeito podemos trabalhar com bandeira 2. A bandeira 2 é o Natal da categoria. Assim podemos ter uma ceia mais farta e pagar nossos compromissos", informa João. Ele ainda elogiou a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). "O superintendente Antônio Samarone sempre tenta conciliar nossas reivindicações", contou João.

Papai Noel

Um fato inusitado vem ocorrendo nas ruas da capital sergipana. O taxista José Arivaldo Freitas, o ‘Papai Noel', há cinco anos se caracteriza como o ‘bom velhinho' e assim trabalha em seu táxi plotado com decoração natalina durante os primeiros 25 dias de dezembro, das 6h às 18h. Segundo ele, o objetivo é chamar a atenção da população para o resgate do espírito natalino. "O que eu quero é tirar um sorriso de um adulto, de uma criança, quando olham para mim", expõe ele. O ‘Papai Noel' ainda distribui doces para seus clientes em todas as 20 chamadas que atende diariamente.

Os colegas aprovam a atitude de Arivaldo. "O que ele faz é motivo de aplausos, pois ele agrada a categoria ao desejar por todos nós votos de um bom período natalino aos clientes", diz Jorge Luiz. O taxista Jorge Henrique diz que Arivaldo, com sua vestimenta e o carro, chama a atenção por onde passa. "Acho que a idéia dele é bem interessante, pois exprime o espírito natalino", lembra.