Confraternização natalina une usuários do Cras Santa Maria e servidores da PMA

Assistência Social e Cidadania
17/12/2007 14h44

Alegria, aplausos e muita emoção. Assim foi a apresentação das festividades alusivas ao Natal do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, da Unidade Sócio-Educativa (USE) e servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na última sexta-feira, no Salão da Paróquia Nossa Senhora Perpétua do Socorro, localizado no Conjunto Orlando Dantas. Participaram do evento crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Agente Jovem, adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e o grupo de convivência dos idosos.

O brilho das crianças do Coral Um Canto Em Cada Canto, do Santa Maria, encantou a todos os presentes, que aplaudiram de pé. O coral representado pelos funcionários do Cras também chamou a atenção do público. A festa ainda reservou sorteios de brindes e distribuição de lanches para a platéia. O Cras Dom Luciano Cabral Duarte, localizado no bairro Industrial, também participou através do coral das crianças e adolescentes do Peti, com direito a coreografia. Para encerrar, os idosos fizeram a sua homenagem natalina para todos os presentes.

A diretora de Assistência Social da Semasc, Edvaneide de Souza Paes Lima, enfatizou que essa integração nas unidades sociais têm como ponto principal mostrar para todos, os trabalhos desenvolvidos nos Cras e a execução dos programas sociais pela Semasc de forma intergerencional. "Queremos trazer as comunidades envolvidas nesse contexto e mostrar para a sociedade a política da Assistência Social em nosso município, que trabalha com crianças, adolescentes e idosos de forma integral, buscando com isso, resgatar a auto estima e a cidadania de cada família que nos procura", frisou.

"Para mim, é um privilégio estar aqui, integrada com o grupo dos idosos, participando das mesmas atividades, brincando, sorrindo e cantando. Hoje é um dia especial para nossa comunidade. Fico feliz pela Semasc se fazer presente, para prestigiar as nossas apresentações. Aqui a gente assiste palestras sobre saúde, como prevenção contra a Aids e gravidez precoce e sobre meio ambiente e educação, além de diversos cursos na área de artesanato", comentou a adolescente Priscila Lima dos Santos, 14, integrante do Peti do Cras Dom Luciano Cabral Duarte.

Já Maria Lúcia da Silva Santos, 60, integrante do grupo de convivência do Cras Santa Maria, mostrou-se bastante emocionada com a festa e fez questão de sentar nas primeiras cadeiras em frente ao palco. "Estou achando tudo muito lindo, meu coração está disparado de tanta emoção. Que maravilha esta festa, quanto brilho para as pessoas da nossa comunidade. Estávamos precisando disso. Faz três anos que participo das atividades do Cras e estou satisfeita, pois é um belo trabalho feito pela Assistência Social da nossa cidade. A gente se sente mais valorizada com tudo isso", explicou.

"Que festa linda! Desde que foi o Cras Santa Maria foi instalado, o bairro passou a ser valorizado. Toda essa integração que está sendo divulgada nesta festa, acontece no dia-a -dia, com crianças, adolescentes e idosos. Antes de conhecer o Cras, minha vida era diferente, não conseguia me relacionar com minha família. Agora não, tenho uma visão crítica das coisas e das pessoas", observou a adolescente Rayline Pereira Bezerra, 16, integrante do Agente Jovem.

Mais festas

As comemorações alusivas ao Natal foram realizadas em diversos Cras, a exemplo do. Antônio Valença Rollemberg, Dom Luciano Cabral Duarte, Carlos Fernandes de Melo, Santa Maria, Jardim Esperança, Abrigo Caçula Barreto e Programa Acolher. Em todos os locais aconteceram várias atividades, como apresentações dos corais dos grupos de convivência de idosos e de meninos e meninas do Peti. A integração foi plena entre os funcionários das unidades sociais e os usuários que participam dos programas sociais, contanto com ‘Amigo Secreto', sorteio de prêmios e boate para todas as gerações atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social.