Mais de 7 mil faixas já foram recolhidas este ano com o objetivo de combater a poluição visual na capital

Serviços Urbanos
28/12/2007 14h32

Foi para deixar a capital sergipana visualmente ainda mais agradável que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) intensificou neste final de ano o recolhimento de faixas colocadas em locais públicos da cidade. O serviço, realizado por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), é efetuado diariamente e cumpre a Lei Complementar Municipal 28/96, concomitante com a Lei Municipal 1.721/89, que proíbem a fixação de faixas em áreas públicas.

Conforme dados da Emsurb, somente em dezembro, até o momento, 945 faixas já foram retiradas. Esse número que chega aos 7.578 se somado à quantidade de faixas recolhidas ao longo dos outros meses de 2007.

"É um trabalho constante, realizado de domingo a domingo, não só pelo dia, como também à noite", ressalta o Coordenador de Comércio e Eventos da Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb, Daniel Lessa, explicando que duas equipes são encarregadas do serviço. "Uma com seis pessoas durante o dia e outra com três à noite", afirma.

A determinação para que a fiscalização fosse ampliada com a chegada dos festejos natalinos e do reveillon partiu do prefeito Edvaldo Nogueira. Ele vê a medida como essencial também para que a beleza da decoração natalina do município não seja comprometida.

Vestibular

Hoje, sexta-feira, com a divulgação da lista de aprovados no vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a poluição visual na cidade deve crescer sensivelmente. Sendo assim, Daniel afirma que, pelo bom senso, já que se trata de uma justa causa, as faixas colocadas em muros de casas e condomínios não serão removidas de imediato.

"Com o tempo elas vão escurecendo e naturalmente vamos retirar", diz o coordenador, destacando que, mesmo em se tratando do vestibular, continua não sendo permitida a colocação de faixas em espaços públicos, como por exemplo postes, canteiros ou árvores.