Edvaldo participa da solenidade de retorno de Déda ao Governo de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
11/01/2008 22h03

Após oito dias de férias, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, reassumiu o cargo na tarde de hoje, sexta-feira, e elogiou a atuação do governador em exercício, o desembargador Artêmio Barreto. Durante a solenidade de transmissão de cargo, realizada no auditório do Palácio dos Despachos, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a harmonia e a independência entre os poderes no Estado.

"Em momentos como esse, ressalta-se a importância do regime democrático e republicano. Diante do afastamento do governador Marcelo Déda, do seu vice, Belivaldo Chagas, e do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ulices Andrade, o presidente do Tribunal de Justiça assumiu a função, representando o Poder Judiciário com muita tranqüilidade e plenitude e demonstrando sua competência, capacidade e amor pelo povo de Sergipe", comentou Edvaldo.

Na oportunidade, o prefeito da capital ainda lembrou que não houve solução de continuidade durante o período em que Artêmio Barreto esteve à frente do Governo de Sergipe. "Nesses oito dias recebemos todo o tratamento que tivemos e por parte do governador Marcelo Déda. As obras e as parcerias vão continuar e o desembargador conseguiu governar com plenitude no intervalo em que passou à frente do Poder Executivo estadual", acrescentou.

O governador Marcelo Déda se afastou do cargo no último dia 26 de dezembro, para um período de férias, e passou o cargo para o vice-governador, Belivaldo Chagas. No dia 4 deste mês, o vice-governador passou o cargo para o presidente do Tribunal de Justiça, já que o presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade, o segundo na linha de sucessão, estava no período de férias.

Postura

Para Marcelo Déda, a passagem do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe pelo cargo foi exemplar. "Ele foi um substituto pleno dos poderes que exerceu, pleno na honradez e, sobretudo, pleno no respeito às instituições democráticas. Em nome do povo de Sergipe gostaria de agradecer ao desembargador pelo cumprimento de todas as tarefas que assumiu, com os atributos da sua personalidade: simplicidade, lealdade institucional, tranqüilidade e educação", afirmou Déda.

Agradecendo pela oportunidade de governar o Estado após 48 anos de serviço público, o desembargador Artêmio lembrou suas palavras quando recebeu o cargo. "Quando assumi, disse que não seria apenas um governador formal. Por isso, fiz questão de cumprir toda a agenda governamental. Em nenhum momento o governador Marcelo Déda sequer insinuou o que eu deveria fazer. Assumi o Governo do Estado verdadeiramente", disse o desembargador, elogiando o secretariado e os servidores pela colaboração dispensada.

Ao fim da solenidade, Marcelo Déda entregou álbuns com registros fotográficos do desembargador Artêmio Barreto enquanto governador em exercício. Em seguida, o governador fez questão de que, como último ato de sua passagem pelo cargo, o desembargador Artêmio entregasse 30 motocicletas e 20 viaturas para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, somando R$ 1,3 milhões em investimentos do Governo Estadual. A frota de motos vai servir principalmente para o policiamento da Grande Aracaju , enquanto os carros serão destinados, em sua maioria, para o interior do Estado.

Também prestigiaram a solenidade o deputado federal Jackson Barreto, o deputado estadual Garibalde Mendonça, secretários de Estado, prefeitos de municípios do interior, entre outras autoridades.