Prefeito prestigia solenidade de passagem do comando do 28º Batalhão de Caçadores

Agência Aracaju de Notícias
11/01/2008 23h50

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou no início da noite de ontem, sexta-feira, da solenidade de passagem do comando do 28º Batalhão de Caçadores (BC). Após dois anos de comando na capital sergipana, o coronel William Georges Felipe Abrahão passou a função para o tenente-coronel Carlos Henrique Teixeira Costa. Criado em 1839, o 28º BC é uma das mais antigas unidades do Exército brasileiro.

Com toda a disciplina e organização típicas do Exército, a solenidade iniciou com o desfile dos soldados que compõem o Batalhão. Na seqüência, o Hino Nacional foi executado, disseminando o sentimento nacionalista pelo ambiente. Enfileirados em frente às autoridades e familiares presentes, os soldados cantavam de forma fervorosa e contagiante. Em seguida, a palavra foi passada para o coronel Abrahão.

Discursando emocionado, o coronel salientou seu empenho na condução do Batalhão e destacou a participação de seus comandados em projetos do governo. "Sempre busquei manter a tropa em condições de ser empregada se necessário", afirmou. Ao falar do Estado que o acolheu nos últimos anos, ele disse ter sido muito bem recebido e agradeceu a receptividade do povo sergipano.

De acordo com o prefeito de Aracaju, que esteve acompanhado do governador do Estado, Marcelo Déda, sua presença na ocasião ratifica a importância que o Exército tem para a administração municipal. "É uma instituição fundamental na defesa da constituição nacional", ressaltou Edvaldo Nogueira, que fez questão de agradecer ao coronel pelo trabalho realizado e ainda deu as boas-vindas ao novo comandante.

Para o governador do Estado, o 28º BC não representa apenas a presença do exército em Sergipe. Além disso, a instituição militar apóia o poder público na execução de ações sociais de destaque, como por exemplo, o combate aos males causados pela seca. Déda enalteceu a pessoa do coronel, dizendo que sempre pôde contar com seu apoio quando necessitou.

Quem também não poupou elogios ao coronel Abrahão foi o tenente-coronel Costa, que acabara de ser empossado. "O senhor não escreve mais a história do Batalhão, o senhor agora faz arte dessa história", exaltou, antes de lembrar a importância do 28º BC, o qual afirmou ser um dos mais antigos do país, fundado ainda no Brasil Império, na atual Florianópolis (SC) e posteriormente transferido para Aracaju (em 1917).

Autoridades

Dentre as autoridades presentes na solenidade estavam o senador Antônio Carlos Valadares, os secretários de Estado Kércio Silva Pinto (Segurança Pública), Luiz Alberto dos Santos (Cultura) e Osvaldo Nascimento (Infra-estrutura), os superintendentes dos bancos do Nordeste, Saumíneo Nascimento, do Brasil, Everton Teixeira, e da Caixa Econômica, Gilberto Ochi, e o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, José Artêmio Barreto.