Blocos de rua podem solicitar presença de agentes de trânsito nas festividades carnavalescas

Transporte e Trânsito
30/01/2008 08h19

Para evitar maiores transtornos à população e garantir a segurança no trânsito, a Prefeitura de Aracaju está orientando as associações de moradores, agremiações, clubes ou quaisquer entidades representativas que pretendem promover desfiles de blocos neste Carnaval a solicitar a presença de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) ao longo do percurso. Além disso, a pedido do prefeito Edvaldo Nogueira, o efetivo será reforçado para assegurar os trabalhos cotidianos e ainda o acompanhamento das festividades.

Para fazer o pedido, basta enviar um ofício para a Diretoria de Trânsito da SMTT, informando qual o bloco, a data, horários de início e término do desfile, expectativa de público e trajeto. "Essas informações são essenciais para que a gente possa definir quantos agentes são necessários e se eles irão de carro ou de moto, por exemplo", informa o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva.

Ele reforça que a solicitação só tem validade se feita com antecedência. "Não dá para mandar um ofício na sexta-feira para um evento que vai acontecer no sábado, porque a gente não tem como se programar para estar lá. Por isso pedimos que os documentos sejam enviados até quinta-feira, já que na sexta haverá uma reunião para fechar as escalas de serviço do fim de semana e do Carnaval", alerta.

Até o momento, vários pedidos de envio de agentes de trânsito já foram recebidos pela SMTT. Os organizadores dos blocos estão sendo aconselhados a buscar trajetos que não coincidam com os itinerários do transporte público para não prejudicar condutores e passageiros.

De acordo com o superintendente Antônio Samarone, a Prefeitura de Aracaju está se empenhando para garantir um Carnaval seguro e animado. "A SMTT está fazendo a parte dela e dando todo o apoio de que essas agremiações precisam para retomar o Carnaval tal como acontecia antigamente, com blocos desfilando em vários bairros", destaca.

Para o major Paiva, a iniciativa da PMA de resgatar as tradições do período momesco é salutar. "Vamos garantir a segurança no trânsito, mas acreditamos que a segurança já se faz por si só, já que esses blocos reúnem grupos quase que familiares, formados por vizinhos e pessoas que se conhecem há muitos anos. Fora isso, o fato de a festa acontecer em vários lugares ao mesmo tempo evita a formação de grandes multidões e favorece a tranqüilidade", opina.

Planejamento

Com o intuito de garantir sintonia entre as ações da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), que está organizando o Carnaval 2008, e da SMTT, representantes dos dois órgão participaram de reuniões para a definição de toda a estratégia de atuação nos dias de folia. Durante os encontros, a Diretoria de Trânsito recebeu todas as informações sobre o desfile dos blocos.

Levando em consideração a programação oficial e também as informações passadas através dos ofícios enviados pelas agremiações, a SMTT está montando um esquema especial de fiscalização e monitoramento do trânsito. "Fomos comunicados, por exemplo, que o Bloco Rasgadinhos, o maior e mais antigo da capital, vai montar um palco na esquina da rua Maruim com avenida Pedro Valadares para os shows de Chico César e Armandinho, Dodô e Omar. Sabendo disso, já programamos um desvio no trânsito e o envio de um número maior de agentes para o local", antecipa o diretor de Trânsito.

Veja mais...

Prefeitura de Aracaju anuncia programação dos blocos de bairros para o Carnaval 2008