Secretário de Governo representa prefeito na entrega de certificados a 175 adolescentes do Agente Jovem

Agência Aracaju de Notícias
31/01/2008 20h01

A emoção marcou a entrega de certificados do Programa Agente Jovem a 175 adolescentes de Aracaju, que aconteceu no final da tarde de hoje, quinta-feira, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju (Cemarh/Aracaju), no bairro Siqueira Campos. No rosto de cada jovem um misto de tristeza, pela convivência que se encerrou, e alegria, pela conquista e pela certeza de um futuro com mais possibilidades.

Durante um ano, esses jovens entre 15 e 17 anos, foram preparados para serem multiplicadores de informações em suas comunidades, através do Programa que é executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Governo Federal.

O resultado foi percebido pelos pais. "Queria dizer da importância desse Projeto para os nossos filhos, que aprenderam o valor da amizade, da compreensão, do amor e da solidariedade", disse Joselita de Jesus, mãe de uma das participantes do Agente Jovem. E as mudanças já estão sendo vivenciadas pelos jovens. "Aprendi muitas coisas que vou levar para toda a minha vida e vou ensinar também àqueles que não sabem", disse Anderson Vieira da Silva, orgulhoso do seu certificado.

O secretário municipal de Governo, Bosco Rollemberg, esteve na solenidade representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. "Hoje eu trago aqui uma mensagem do prefeito Edvaldo Nogueira: é possível sim nós construirmos um país com menos desigualdade. Nós todos estamos construindo uma Aracaju cada dia melhor. Cada dia é uma página em branco que se oferece para escrever da forma que nós escolhermos", afirmou.

A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, falou sobre a importância do Agente Jovem. "Esse é um programa que tem resgatado a auto-estima dos jovens, que tem fortalecido os laços de convivência familiar e os laços comunitários, estimulando o jovem a exercer a cidadania no seu cotidiano. O Programa traz esse despertar para o jovem, a família e para a sua comunidade: de que as transformações que nós almejamos dependem num primeiro momento de cada um de nós", apontou.

"Esse projeto ensina que na sua comunidade você tem chance de melhoria; mostra que o poder público quer ajudar desde que você também faça a sua parte. Que vocês aproveitem tudo que foi aprendido, porque a comunidade precisa desse sangue jovem", disse a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Lucinda.

Também este presente na solenidade de entrega de certificados o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, José Humberto de Góes Júnior.