Secretário de Governo representa prefeito na festa de 25 anos da Quadrilha Maracangaia

Governo
30/03/2008 12h55

O secretário de Governo, Bosco Rolemberg, representou o prefeito Edvaldo Nogueira nas comemorações pelo aniversário de 25 anos da Quadrilha Maracangaia, uma das mais tradicionais e importantes do Estado. A comunidade lotou a praça do Colégio João Cardoso Nascimento, localizada no conjunto Cidade dos Funcionários, bairro Grageru, para prestigiar a festa realizada na noite de ontem, sábado, e homenageou personalidades que marcaram esse história de sucesso.

A programação incluiu a apresentação do Trio Cariri, das quadrilhas convidadas Asa Branca e Século XX, do forró Balança Eu e do sanfoneiro Coelho dos Oito Baixos, que há 18 anos toca na Maracangaia, além da própria anfitriã. O encerramento ficou por conta de Erivaldo de Carira e sua sanfona mágica que não deixou ninguém ficar parado. O prefeito Edvaldo Nogueira foi homenageado com um troféu pela sua contribuição, ainda quando vereador na década de 90, ao viabilizar a primeira subvenção para a manutenção do grupo.

"Nesses 25 anos, a Maracangaia tem ajudado a fortalecer o que temos de mais típico nas nossas manifestações e festas populares: a zabumba, a fogueira e tudo o que representa o São João. Essa quadrilha soube se manter sem esperar só pelo poder público, mas buscando parceiros e outros caminhos para ajudar a construir a sergipanidade. Com isso, está dando hoje uma lição de sobrevivência para os grupos autônomos e independentes de Sergipe", reconheceu Bosco Rolemberg.

Para o marcador e integrante da comissão organizadora da festa, Jailson dos Santos, a Maracangaia se confunde com a sua história pessoal. "Mais do que uma diversão, foi aqui que conheci minha esposa e vivi os melhores momentos da minha vida", lembra. O marcador oficial e mais antigo da quadrilha, Gilberto Lima, afirma com orgulho que o grupo representa sucesso profissional. "Foi onde me projetei e colaborei para a conquista de importantes concursos em todo o país. O que nos mantém fortes é nosso respeito às tradições", avalia.

História

A Quadrilha Maracangaia surgiu de uma brincadeira de amigos em 1983, na rua Tatiana de Castro, conjunto Cidade dos Funcionários. Desde então, acumulou vitórias em todos os concursos promovidos no Estado e, com suas apresentações magistrais, emocionou gerações inteiras. Entre as premiações mais importantes estão o primeiro lugar na Rede Globo Nordeste em 2004 e o segundo lugar em 95; e as participações no Festival Internacional de Folclore de Gramado (RS) e na Feira dos Estados em Brasília.