Prefeitura apóia seminário para a discussão do código de ética dos jornalistas brasileiros

Comunicação Social
30/04/2008 15h51

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) apóia o seminário promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindjor), que acontece hoje, quarta-feira, às 19 horas, na sede da Sociedade Semear (rua Vila Cristina, 148, bairro São José). Na ocasião será discutido o novo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros: Possibilidades e Limites. Para fazer o debate em torno do tema, o Sindjor está trazendo o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. Participam também do debate o jornalista Cleomar Brandi e o professor-doutor Carlos Franciscato, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Segundo o secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Cauê, a Prefeitura de Aracaju apóia a iniciativa do Sindicato porque este tipo de reflexão sobre o Código de Ética é sempre fortalecedor. "Todo o segmento da imprensa e a sociedade como um todo deve refletir sobre o Código. No momento em que a imprensa se fortalece, cada vez mais se torna uma força vigorosa dentro do país. No sentido de possibilitar o acesso do cidadão as informações, a questão ética ganha mais relevância, porque o exercício diário do jornalismo precisa ter sempre essa luz, que é o Código de Ética", ressaltou o secretário.

Ainda conforme Cauê, o jornalismo é uma atividade que exige muita responsabilidade social e profissional; por isso é importante que o Sindicato esteja levantando essas questões. "Fizemos questão de apoiar, porque queremos que essa discussão esteja sempre em debate e viva na sociedade, para que o Código sempre seja um farol a iluminar a vida da imprensa brasileira e sergipana", destacou.

O presidente do Sindijor, George Washington, avalia a discussão como de suma importância para a categoria dos jornalistas. Além disso, ressalta o apoio da PMA, um órgão que tem o compromisso ético de bom desempenho do jornalismo enquanto ferramenta informativa da população. "Além de indicar compromisso, o apoio mostra a preocupação do secretário Carlos Cauê com essa discussão; a iniciativa é muito importante. Agradecemos e esperamos contar em ocasiões como esta com a parceria", comentou.

Uma cartilha com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros está sendo distribuída nas Redações, nas universidades e estará disponível durante o seminário da noite de hoje. "Queremos disseminar a cartilha para que nossos jornalistas tenham acesso no dia-a-dia e possam estar consultando o que é e o que não é eticamente correto", observou George.

Código de Ética

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) concluiu em agosto do ano passado o processo de revisão do Código, durante seu Congresso Nacional Extraordinário, realizado em Vitória (ES), com 23 delegados, incluindo Sergipe. No Congresso, os delegados discutiram e formalizaram uma versão final do documento, que substituiu um código de 21 anos.

"Temos um código de ética revisado depois de 21 anos. Muitos sequer sabem que nós, jornalistas, temos um código de conduta profissional, inclusive muitos jornalistas. Por isso a importância de debatermos esse tema com a sociedade, com estudantes de comunicação e profissionais de jornalismo. O novo código traz avanços, mas também tem suas limitações, que passam pela própria inexistência de um Conselho Federal dos Jornalistas", explica o presidente do Sindijor.

As inscrições para o seminário podem ser feitas na sede do Sindijor, na rua Itabaininha, 261, sala 10, Centro de Aracaju, ou pelo telefone (79) 3214-1586. Os participantes presentes ao evento, ao fim do seminário, terão direito a certificado.