PMA promove palestras sobre micro crédito aos usuários dos Centros de Referência da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
07/05/2008 10h34

Continua até amanhã, quinta-feira, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Porto Dantas e do Santa Maria, o ciclo de palestras sobre micro crédito, destinado aos usuários de Cras. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), tem por objetivo incentivar as famílias inseridas no curso de Inclusão Produtiva a abrirem o seu próprio negócio. Participaram da palestra de ontem, terça-feira, no Centro de Referência João Oliveira Sobral, as alunas do curso ´Cama, mesa e banho´, que contou com a presença de um técnico do CredPovo, gerenciado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).

A parceria entre os órgãos da Prefeitura objetiva fazer com que os alunos do curso de Inclusão Produtiva possam criar a sua própria independência financeira e se tornarem pequenos empresários. Segundo Paulo Mota de Oliveira, técnico do CredPovo, as palestras abordam o empreendorismo que o pequeno, médio e grande empresário tem que ter ao abrir o seu próprio negócio. "Acreditamos que as palestras vão surtir um ótimo efeito e trazer grandes vantagens; que as ações de crédito possam despertar um grande interesse, no sentido de construir a sua própria empresa, com pequenos custos, já que financiamos a fatia maior, que é o capital a ser aplicado. Quero parabenizar à Prefeitura por esse incentivo às famílias desta comunidade", comentou.

A dona de casa e integrante do curso ´Cama, mesa e banho´, Edna Maria dos Santos, 52, sente-se mais útil após participar dos cursos da PMA. "Depois que comecei a participar dos cursos ´Cama, mesa e banho´ e ´Pintura em tecido´, tenho me sentido útil na contribuição em casa, como também sou mais valorizada pelas outras pessoas da comunidade. Esta é a segunda vez que faço curso e espero continuar por muito tempo e, quem sabe, poderei até ser uma instrutora em outras unidades sociais. É louvável o que a Prefeitura vem fazendo por todos que procuram os serviços nesta comunidade", acrescentou.

Arlinda Feitosa Santos, 73, instrutora do curso ´Cama, mesa e banho´, ofertado no Cras Santos Dumont, comenta que a expectativa das pessoas que procuram os cursos é grande em terem uma renda própria. "Estou aqui no Cras, como instrutora, há dois meses, mas já sou veterana nesta área e fico feliz em poder contribuir com o trabalho e perceber que as pessoas necessitam de apoio moral, levantar a auto estima. Portanto, este Centro é hoje referência para a comunidade, tanto nos serviços de oferta de trabalho, como no apoio sócio-familiar, no qual busca orientar os pais a lidar com os seus filhos e outros programas que são desenvolvidos para crianças, adolescentes e idosos. Por isso, quero agradecer à Prefeitura por este incentivo às pessoas que buscam ajuda de todas as formas", declarou.

A dona de casa Saionara de Santana, 28, integrante do curso ´Cama, mesa e banho´, achou a iniciativa muito útil. "O curso tanto levantou o meu astral como vai ajudar a suprir as despesas em casa, já que não temos uma renda fixa no momento. Gostaria de poder abrir o meu próprio negócio, mas a renda por enquanto não permite pegar o micro crédito. Agradeço à Semasc pelo apoio e incentivo na nossa comunidade e também por acreditar no nosso talento, nos estimulando a buscar a nossa própria renda", revelou.