Edvaldo Nogueira entrega Medalha de Ordem do Mérito Serigy no próximo dia 16

Governo
06/05/2008 17h38

Mais alta condecoração do município de Aracaju, a Medalha de Ordem do Mérito Serigy será entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira no próximo dia 16, às 17 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, na praça Fausto Cardoso. Entre os homenageados, estarão servidores públicos, artistas, advogados, jornalistas, empresários, políticos, historiadores, estudantes e demais personalidades dos mais destacados campos de atuação.

"A entrega destas medalhas é uma forma de estreitar os laços entre a Prefeitura e a sociedade, representada por alguns de seus membros mais merecedores", destacou Edvaldo Nogueira. A condecoração já foi entregue a mais de 300 personalidades em 35 anos de história, como o ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, a folclorista Agaé Fontes, os empresários Gentil Barbosa e Oviedo Teixeira, o sociólogo Gilberto Freyre, o desembargador Artêmio Barreto, a historiadora Maria Thétis Nunes, o padre Arnóbio e o médico Almir Santana.

História

A comenda foi criada em 1973 com o objetivo de "agraciar pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao município de Aracaju e ao seu povo" (decreto que cria a Ordem do Mérito Serigy, em 26 de julho de 1973). Leva o nome de um dos caciques sergipanos que resistiu bravamente à conquista portuguesa. Serigy representa o guardião da soberania, da auto-estima, da liderança, da luta, da coragem e da servidão, sendo um exemplo de sergipanidade.