PMA apresenta peça sobre prevenção à dengue para os beneficiários do Bolsa Família

Assistência Social e Cidadania
13/05/2008 16h33

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) apresentou na manhã de hoje, terça-feira, duas peças de teatro educativas para beneficiários do programa Bolsa Família, na Central de Atendimento ao Público do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos. O objetivo foi orientar de forma divertida a todos os usuários sobre os seus direitos e onde buscá-los, além de reforçar a necessidade da prevenção à dengue. Durante o evento, ainda houve sorteio de brindes para as mães.

Dentro da programação, foram apresentados os espetáculos 'Dengue: que Mosquito é este?', do grupo 'A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar', formado por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e 'Minha Vida Tem História', com atores mirins atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Risoleta Neves. Todo o trabalho foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (semasc).

Na abertura do evento, a assistente social Sandra Magno de Rezende falou sobre o papel do plantão social e sobre os benefícios ofertados pela Semasc. Ela ainda distribuiu uma cartilha educativa sobre o trabalho desenvolvido na Central de Atendimento ao Público. "A nossa proposta é conscientizar o público atendido sobre a prevenção de doenças, como no caso da Dengue, além de humanizar o atendimento, levando informação, para que as pessoas possam assimilar e conhecer os serviços ofertados pela PMA", explicou.

Logo após, foi realizada a entrega de brindes às mães beneficiadas pelo Bolsa Família, seguida das apresentações teatrais. "Esta é uma forma de conscientizar a comunidade a se prevenir contra a Dengue. Sinto-me realizado em pode ajudar passando informação para que as pessoas possam combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Nosso grupo trabalha a prevenção no sentido geral e com todos os públicos de forma educativa", lembrou a integrante do 'Arte de Prevenir é Melhor que Remediar', Maria Edite Nascimento.

Para a beneficiária do Bolsa Família Hildelice Carvalho, o trabalho educativo da Semasc é muito importante. "Fiquei conhecendo o papel dos Centros de Referência em Assistência Social e descobri a existência dos serviçoes eventuais, a exemplo do fornecimento de cesta básica em caso de emergência ou do auxílio funeral. A Secretaria está de parabéns!", afirmou Hildelice. Já em relação às peças teatrais, a dona de casa considerou a iniciativa muito boa.

Já a aposentada Gedalva Abdias, considerou a experiência uma maravilha. "Isso foi ótimo. Estava todo mundo alegre, descontraído, lindo. Adorei mesmo! Em relação às mensagens sobre a dengue, achei muito, pois precisamos nos conscientizar sobre a necessidade da prevenção. A prefeitura de Aracaju está de parabéns. Espero que estas atividades aconteçam sempre. Só assim a gente adquire cada vez mais informação"´, destacou Gedalva.