Condutores de veículos de tração animal participam de novo curso ofertado pela PMA

Transporte e Trânsito
13/05/2008 17h42

Quem dirige veículos em Aracaju já está acostumado a lidar com carroças no trânsito, que muitas vezes acabam obstruindo vias e causando engarrafamentos. Para tentar resolver esse problema, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), está instruindo e formando condutores de veículos de tração animal.

Esta semana o curso capacita 20 carroceiros na Escola Estadual Francisco Rocha, no Bugio, mas as aulas devem acontecer em diversos bairros da capital, até que se atinjam todos os trabalhadores que utilizam carroças em Aracaju.

O superintendente municipal de transporte e trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, informa que o curso aborda normas de circulação e conduta, sinalização de trânsito - placas de regulamentação e advertência -, legislação municipal e o Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o supervisor de trânsito da SMTT, Luiz Laerte Lopes, que é o responsável pela qualificação dos participantes, são oito horas de curso, sendo quatro horas por dia. "Os alunos estão bastante curiosos, interessados, afinal é algo novo para eles. Depois das aulas e de uma avaliação, eles são englobados oficialmente como condutores de veículos de tração animal", informa Laerte.

Segurança

Para o carroceiro José Geovane, 43, que participou de uma das aulas hoje, terça-feira, a oportunidade garante mais segurança, tanto para ele, quanto para pedestres e motoristas. "Esse professor é muito bom e a gente, se prestar atenção no que ele diz, vai melhorar a nossa vida e a vida dos motoristas de carro. Hoje fiquei sabendo como estacionar a carroça, onde eu posso fazer isso e outras coisas importantes para o nosso trabalho", diz.

Geovane aproveita para elogiar a iniciativa inédita da PMA. "Nunca ninguém tinha pensado em fazer um curso como esse em Aracaju. Assistindo às aulas nós vemos como é importante aprender. Tem coisas que antes eu nem prestava atenção, mas agora estou vendo como são importantes para o trânsito", observa.

O também carroceiro Rivaldo Bispo, 28, destacou a importância da capacitação e da obtenção da carteira oficial de condutor. "É bom andar na linha certa para nem tomar prejuízo e nem prejudicar os outros", lembra.

Ele destaca também a importância de ter conhecimento sobre legislação. "Eu mesmo tive um acidente há quase dois anos, quando um carro bateu em minha carroça. Fiquei muito machucado. O motorista fugiu e eu nem sabia na época que ele tinha que pagar pelos prejuízos. Ele tinha que pagar até os remédios que eu tomei. Como eu não sabia acabei ficando com a dívida", lamenta.

Curso

Para ter acesso ao curso de condutores de veículos de tração animal é preciso cadastrar-se na SMTT e aguardar um chamado para assistir às oito horas de aula. Ao final da capacitação aplica-se uma avaliação com média 7,0 (sete).

"No caso de alunos não-alfabetizados, o trabalho é feito com o uso abundante de recursos audiovisuais, a fim de possibilitar uma boa compreensão do conteúdo", informa o supervisor de trânsito Laerte Lopes.