Secretário de Governo representa prefeito na posse de novas juízas no Tribunal de Justiça

Governo
19/05/2008 20h48

O secretário municipal de Governo, Bosco Rolemberg, representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, na posse das juízas substitutas Andréa Caldas de Souza Lisa e Iracy Ribeiro Mangueira Marques. A solenidade foi realizada na tarde de hoje, segunda-feira, no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe e reuniu diversas autoridades.

Depois de prestarem juramento, as novas juízas substitutas foram saudadas pelo presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), juiz Marcelo Augusto Costa Campos, que felicitou as colegas. "Estão aqui duas mulheres que são qualificadas e que não abriram mãos dos seus sonhos. Vocês ultrapassaram todas as barreiras e agora honram a magistratura sergipana", frisou.

Anteriormente desempenhando as funções de delegadas de carreira de Polícia Civil, as duas mais novas magistradas do Estado foram aprovadas para o cargo em concurso realizado pelo TJ no ano de 2004 e aguardavam convocação. Ambas ressaltaram a perseverança e a humildade como duas das principais características para quem deseja vencer na vida pessoal e profissional.

Em nome das empossadas, a nova juíza Iracy Mangueira fez um relato dos sonhos de todo estudante de Direito. Emocionada, ela ressaltou que os quatro anos de espera trouxeram realizações e maturidade. "Cada avanço, cada etapa foi comemorada. Hoje temos a certeza que o ser humano não nasce para ser advogado, delegado ou magistrado. O ser humano nasce para ser feliz", afirmou.

Segundo o presidente do TJ, desembargador Artêmio Barreto, toda a pessoa que ingressa na carreira jurídica deve primar pelo respeito e compreensão, especialmente às pessoas mais carentes. "Desejo às senhoras toda sabedoria e humildade para que possam desempenhar suas funções com soberania e ética, características que ambas sempre demonstraram ao longo de suas vidas", registrou.

Para o secretário Bosco Rolemberg, o Estado ganha duas novas defensoras do Direito que, em outras instâncias já demonstraram competência e compromisso com a defesa da população. "Trazemos aqui os cumprimentos do prefeito às novas juízas, em especial à doutora Iracy, que sofreu junto com sua família a repressão de um Estado de exceção de direitos durante a Ditadura, sempre com dignidade", lembrou.

A solenidade contou ainda com a presença do procurador geral do Estado, Márcio Leite de Rezende, que na oportunidade representou o governador de Sergipe, Marcelo Déda; da procuradora geral de Justiça, Maria Cristina da Foz Gama; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Moura; e de desembargadores, delegados e advogados, entre outras autoridades.