Alunos da rede municipal participam de final dos Jogos Escolares da TV Sergipe

Educação
30/05/2008 14h17

Hoje, sexta-feira, as equipes masculina e feminina de handebol categoria infanto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no Bairro Siqueira Campos, disputam as finais do VI Jogos Escolares da TV Sergipe. As competições acontecem no ginásio de esportes do Colégio Purificação. Este ano, o campeonato realizado pela afiliada da Rede Globo em Sergipe, em parceria com a Federação Sergipana do Desporto Escolar, é uma seletiva para os Jogos da Primavera, promovido no segundo semestre pelo Governo do Estado.

Os 10 primeiros colocados dos jogos garantem participação na outra competição. Com isso, as duas equipes da Presidente Vargas já têm vaga garantida nos Jogos da Primavera 2008. A primeira final desta tarde será do feminino contra a equipe da Escola Santa Sara, do município de Nossa Senhora da Glória, distante 126km da capital.

A partida está marcada para as 17h. Quarenta minutos depois, também no Purificação, terá início a final das equipes masculinas e a disputa será entre a Presidente Vargas e o Colégio Arquidiocesano, confronto que já aconteceu nesta competição e cuja vitória foi dos alunos da rede municipal, com um placar de 20 x 14.

Para a treinadora das equipes da unidade municipal de ensino, Meryane Almeida Lima, este resultado é mais que positivo, embora já fosse esperado, afinal de contas, durante o ano de 2007 a escola não perdeu uma só campanha das quais tenha participado. No ano passado foram campeões, por exemplo, dos Jogos Escolares TV Sergipe, da Copa A-Sulitex, da primeira etapa dos Jogos da Primavera e da Copa Leó Filho.

"É gratificante demais ver esses adolescentes, vindos da periferia e nascidos em famílias sem boas condições financeiras despontarem no esporte. Este certamente será o futuro de muitos deles, principalmente porque são bons no que fazem. Estou muito orgulhosa da minha ‘cria'", declarou emocionada. Ela considera as duas equipes "suas crias", maneira carinhosa como fala dos jovens, por já estarem juntos há quatro anos. Foi Meryane a responsável pela iniciação desses alunos nessa modalidade esportiva.

Resultados

O trabalho de Meryane Lima já está dando frutos mais que salutares para esses garotos. Prova disso foi a convocação, este ano, de Rafael Souza Santos, 13 , armador direito da equipe, para a seleção sergipana juvenil de hand. "Ele é um dos meus melhores jogadores. Infelizmente acabou perdendo a vaga porque não tinha dinheiro para ir a alguns treinos, e também não falou nada para nós sobre essa situação, pois se tivesse falado, certamente teríamos encontrado uma alternativa", comentou a professora.

Além da convocação para a seleção, o garoto também recebeu convite para ir estudar numa escola da rede particular, convite que não foi aceito. Esse foi o caminho traçado por outro aluno da rede municipal, o Thyeres dos Santos Souza, que este ano foi para uma unidade da rede particular cursar o 1° ano do Ensino Médio.

"São garotos muito bem aplicados e desportistas de primeira categoria, por isso não pára de chegar convite para deixarem o Presidente Vargas e irem para colégios particulares. Só que eles não querem e também não deixo que isso aconteça. Só permito que saiam quando terminarem a oitava série ou nono ano do fundamental, pois faço questão de acompanhá-los até o final", confessou a treinadora.

O trabalho esportivo não está, em momento nenhum, dissociado do desempenho acadêmico dos jovens, que têm por obrigação tirar boas notas nas disciplinas, sob pena de não participarem das competições. A cada mês, e principalmente, no final do semestre, através do boletim escolar, Meryane faz um acompanhamento do rendimento e freqüência dos estudantes.

"Se o resultado não for satisfatório eles continuam nos treinamentos, mas, digamos, de molho, sem participar de competições, até que as notas voltem a ser boas. Tudo o que fazemos é em harmonia com a sala de aula, a exemplo dos treinamentos, que acontecem às segundas, quartas e sextas, das 17h30 às 20h", informou.

Veja abaixo a campanha das duas equipes de handebol da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas:

Masculino

PV x Instituto Dom Fernando Gomes = 20 x 05
PV x Arquidiocesano = 20 x 14
PV x Dom Bosco (Itabaiana) = 26 x 20
PV x C.E.Leandro Maciel = 37 x 03
PV x C.E. São Domingos Sávio = 25 x 16

Feminino

PV x C.E. Leandro Maciel = o Leandro Maciel não compareceu.
PV x Saint Louis = 17 x 04
PV x EMEF. Oviêdo Teixeira = 20 x 17
PV x EMEF. Oviêdo Teixeira = 23 x 18