´Transportando Forró´ muda rotina de usuários do transporte coletivo na capital

Transporte e Trânsito
09/06/2008 16h55

A cena é inusitada: o ônibus pára e ao invés de passageiros comuns, entra um trio pé-de-serra acompanhado de um casal de matutos com trajes típicos, daqueles que só se vê em quadrilhas juninas. Não demora muito até que o som se inicie e mude aquela que seria apenas mais uma viagem rumo às residências, locais de trabalho ou qualquer outro destino de todos ali presentes. Sentados ou de pé, os passageiros entram no clima, dançam o legítimo forró pé de serra e se divertem bastante com o humor do casal de atores, encarregados de distribuir programações de uma maneira bem autêntica.

Desde o início do mês, o projeto ‘Transportando Forró', da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, tem levado todo esse entusiasmo aos ônibus que compõem o transporte coletivo da capital sergipana. Além do ritmo que contagia a todos nos festejos juninos, o projeto transporta também muita disposição, alegria, bom humor e mais um monte de sensações positivas que vêm a mudar para melhor a rotina dos usuários de ônibus.

Na manhã de hoje, segunda-feira, sempre com a mesma energia, o grupo repetiu as apresentações por oito vezes. "Começamos bem cedo, às 8 horas da manhã. A gente desce de um ônibus e já sobe logo em outro", comenta a funcionária da Funcaju Maria José, encarregada de acompanhar tudo de perto, dando assistência aos atores e músicos quando necessário. "A aceitação está ótima! Quando a gente desce, o pessoal fala: ‘fique mais, não vá agora não'", ressalta Maria José.

E assim tem sido ao longo das viagens. A princípio, surpresa e curiosidade; pouco depois, alegria ao som do trio-pé-de-serra; e por fim, a sensação de ‘quero mais'. "Estou achando ótimo! Poderia ser a viagem toda assim", exalta a estudante Marla Rebeca, 20. Sentada ao lado, sua amiga Tatiene Souza, 20, Rebeca concorda e ainda destaca a qualidade da programação do Forró Caju 2008: "Todas as bandas boas do país estão aqui!".

Como o Forró Caju é uma festa que reúne todos os públicos e idades, o aposentado Jackson Mendonça, 63, passageiro da linha Castelo Branco / DIA, fez questão de já garantir sua presença na edição deste ano. "Muito legal ver o pessoal aqui no ônibus cantando e dançando. Gosto muito e sempre vou para o Forró Caju. Este ano não vai ser diferente", diz Jackson.

A iniciativa não só agrada aos usuários como também proporciona uma renda extra para os artistas. "Já que é pelo dia, em um horário que a gente não está se apresentando, acaba sendo uma oportunidade a mais", destaca o produtor e compositor do Trio Família Moreira, José Reis. "Toco há oito anos nos terminais da capital e só tenho a agradecer aos incentivadores", complementa José Reis.