Prefeitura reúne coordenadores e técnicos do SUS em oficina de planejamento

Saúde
09/06/2008 16h44

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) uma Oficina de Planejamento e de Diagnóstico para o Fortalecimento da Saúde e da Cidadania com coordenadores, gerentes e técnicos de programas, núcleos e redes do SUS Municipal. O evento que reuniu cerca de 70 profissionais foi realizado na sexta-feira, dia 6, e no sábado, dia 7.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, o planejamento visa construir um diagnóstico para identificação de problemas e de soluções em setores e redes assistenciais, de suprimentos, de urgência e emergência e da Vigilância Epidemiológica. "Com essa oficina, a gestão municipal estará subsidiada para tomada de decisões que venham fortalecer o SUS Municipal e o projeto Saúde e Cidadania", afirmou o secretário.

Com a oficina, os gestores de várias áreas do SUS Municipal de forma aberta e solidária puderam juntos detectar, discutir, analisar e apontar medidas para a Rede de Atenção Básica (Reab), que reúne as 43 Unidades de Saúde da Família (USF); Rede de Urgência e Emergência (RUE), que organiza os dois hospitais municipais da Zona Norte Nestor Piva e da Zona Sul Fernando Franco e o Samu 192 Aracaju; Coordenação da Vigilância Epidemiológica e do Setor de Suprimentos e Insumos.

A oficina foi organizada pelo Núcleo de Planejamento e pela Coordenação de Educação Permanente em Saúde da SMS. Segundo Marcos Ramos, no primeiro dia os organizadores distribuíram entre os representantes de quatro áreas técnicas em questão planilhas para organização e adicionamento de informações, subdivididas por temas: problemas, causas, soluções para o problema e o que já foi feito para a solucionar o problema.

No último dia foi organizada uma grande plenária para que os representantes das áreas técnicas pudessem apresentar em planilha as informações planejadas. Assim, os cerca de 70 gestores alteraram e ou confirmaram problemas e necessidades apontadas para cada área técnica analisada. Nos próximos 15 dias, Marcos Ramos deverá convocar nova reunião de gestores para acompanhar o desenvolvimento das soluções para as áreas técnicas.