´Mestres da Guitarrada do Pará´ reafirma o Forró Caju como palco da diversidade cultural

Agência Aracaju de Notícias
19/06/2008 23h13

O Forró Caju se confirma como um gigantesco palco da integração e diversidade cultural. Na noite desta quinta-feira, no Palco Gerson Filho, uma atração do Belém do Pará trouxe a Aracaju gêneros e influência de ritmos como carimbó, merengue e muita lambada. A mistura desses gêneros, denominado de guitarrada, nasceu na Amazônia e é uma criação do mestre Vieira, 77, que lidera a banda Mestres da Guitarrada.

O ritmo sensual e muito alegre provocou aracajuanos e turistas, que se esmeravam em demonstrar familiaridade com o ritmo do carimbó e da lambada. A banda é formada pelo compositor e guitarrista mestre Vieira, pelo guitarrista e produtor Bio Lobato, baterista Vovó, pelo percussionista Otávio Gorrrayeb e pelo contrabaixista Luis Guilherme. Como convidados, participaram do show duas outras expressões do movimento guitarrada: mestre Pantoja e dona Onete.

A banda executou músicas autorais como Sangue Latino, Chuê Chuá, Morena praieira e Lambada do Rei. O guitarrista e produtor da banda, Bio Lobato, lembra que esta é a segunda participação da Mestre da Guitarrada no Forró Caju. Ele conta que o gênero musical guitarrada foi criado há 30 anos. "As Guitarradas são composições instrumentais em que a guitarra solo faz o papel principal, embalada por ritmos do Brasil e de países vizinhos à nossa região", conta.

"Estivemos aqui o ano passado, em 2007. E não tenho dúvida, o Forró Caju é um grande encontro cultural. Esta cidade tem uma característica muito peculiar de tranqüilidade que está permitindo essa integração cultural", analisa Bio Lobão. A notícia da presença dos Mestres da Guitarrada atraiu músicos aracajuanos ao Palco Gerson Filho, como o compositor Paulo Lobo e membros da banda Naurêa, Parick Tor 4 e Léo Airplany.

Paulo Lobo estava maravilhado e saudou a programação cultural do Forró Caju. "O Forró Caju é um espaço que proporciona várias expressões culturais e cada ano nos surpreende", exalta Lobo. Já Patrick Tor 4, da Naurêa, se considera co-responsável pela presença dos Mestres da Guitarrada em Aracaju. "Eu conheci a banda em Pernambuco, em 2006, durante uma turnê da Naurêa. Trouxe de lá um CD deles e mostrei a Fernandinho (diretor de Eventos da Funcaju). Também conversei com Edvaldo (o prefeito de Aracaju) sobre essa banda. E fico muito feliz em vê-los no Forró Caju", diz Patrick.