PMA avalia ações e organiza novas estratégias para o controle e o combate à dengue

Saúde
04/07/2008 19h00

A Comissão Técnica de Combate à Dengue avaliou hoje, sexta-feira, a situação atual da dengue pós-epidemia. Os técnicos também estão organizando novas estratégias a serem desenvolvidas durante todo este ano, com o Plano de Contingência de Combate à Dengue.

"Festejamos a queda de 92% dos casos de notificações por dengue em Aracaju, no período de abril ao mês de junho deste ano. Porém, estaremos mantendo ações de controle, de combate, de investigação e de assistência para impedirmos possíveis surtos e ou epidemia da dengue em 2009", analisa o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho.

O secretário avalia como positivas as ações de controle à Dengue realizadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), com a instituição da parceira que envolveu as secretarias municipais da Saúde, de Educação, além das empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e Serviços Urbanos (Emsurb). A parceria foi reforçada com o apoio da própria sociedade organizada, como o Ministério Público, Corpo de Bombeiros e o Exército. "Devemos destacar a participação da própria população que atendeu aos apelos da Prefeitura de Aracaju no combate à proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue", comenta Ramos.

A reunião da Comissão Técnica de Combate à Dengue foi realizada na sede da SMS e contou com representantes das redes (Atenção Básica, Hospital e de Urgência e Emergência) e de núcleos e programas (Gestão do Cuidado, Diretoria Clínica, Vigilância Epidemiológica, Programa Municipal de Combate à Dengue, Comunicação e Recursos Humanos).

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tânia Santos, informa que o município vai manter a estrutura montada no momento de epidemia. Ela também anuncia que já está retomando a realização de capacitações de assistência por dengue para os profissionais de saúde. Outra ação anunciada é a realização de um novo Levantamento de Índices Rápido (Lira) para avaliar os bairros que apresentem índice alto de proliferação do mosquito Aedes aegypti. O novo Lira será realizado durante toda a próxima semana. Já a força-tarefa será retomada na próxima quarta-feira, dia 9.

"Estaremos com as 43 unidades de Saúde e os dois hospitais municipais com as salas de hidratação para os pacientes com suspeita de dengue. E a ação de campo será mantida, com o trabalho intensivo dos agentes de endemias", informa Tânia.

Capacitações

A coordenadora conta ainda que a partir de segunda-feira, dia 7, "reiniciaremos nova capacitação com os assistentes sociais da Atenção Básica. E até o final do mês, as capacitações atingirão outras categorias, tais como médicos, pediatras, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. Logo, toda estrutura montada desde março, deverá ser mantida, para que a assistência possa ter continuidade e o grande objetivo de manter a Dengue sobre controle", reforça.

Outra ação importante é o Programa Municipal de Combate à Dengue que desenvolve ações permanentes, durante todo ano, junto com a Vigilância Epidemiológica. "O nosso trabalho continua. Neste período de epidemia fizemos uma intensificação do programa e agora continuamos até o final do ano, atuando em parceria com os agentes comunitários de saúde, com a Emsurb, Emurb, com a Educação e com a sociedade, para que a gente não venha a ter em 2009 uma outra epidemia", explica.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcanti, garante que a força-tarefa vai permanecer até o final do ano. "A força-tarefa será realizada em quatro dias da semana (quartas, quintas, sextas-feiras e sábados), até o final do ano. Também continuaremos estimulando e realizando mobilizações da sociedade com mutirões e palestras educativas", afirma.

Taíse Cavalcanti avalia a importância das parcerias estruturadas para conter a dengue. "Todas as ações contribuíram para a redução dos casos. E vamos manter esse espírito parceiro e continuar o trabalho permanente", reforça.