Projeto Verão 2009 terá atração internacional e maior número de artistas sergipanos

Cultura
09/01/2009 12h48

Em Aracaju, além de praia, calor e muita diversão, a estação mais quente do ano terá atrativos extras, que prometem fazer as temperaturas subirem ainda mais. De 7 a 16 de fevereiro, o Projeto Verão 2009 vai levar para aracajuanos e turistas, música de qualidade, torneios esportivos, oficinas culturais e recreativas, tudo de graça. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, chega à nona edição com novidades. A programação completa foi anunciada na manhã de hoje, sexta-feira, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, durante coletiva realizada no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos.

"Este será o maior Projeto Verão já realizado em Aracaju. Vamos ter aqui o que há de melhor do ponto de vista musical. A intenção da Prefeitura de Aracaju é oferecer à população cultura, entretenimento, e também promover a valorização e a divulgação de artistas locais. Também queremos atrair turistas e movimentar a nossa economia, gerando trabalho e renda em toda a cadeia produtiva: rede hoteleira, bares e restaurantes, taxistas, lojistas, artesãos, músicos", destacou o prefeito.

As atividades do Projeto Verão 2009 vão começar com oficinas culturais e recreativas (leitura, malabares, origami, percussão, danças, teatro, tecido acrobático, dama, ciclismo, cama elástica etc.). Paralelamente, haverá competições de 25 modalidades esportivas, entre elas basquete de areia, vôlei de praia, surf, kart, frescobol, futebol de areia e capoeira. Tudo isso vai acontecer entre os dias 7 e 15 do próximo mês, na megaestrutura que mais uma vez será montada pela Prefeitura na praia de Atalaia, em frente à Passarela do Caranguejo.

Os shows no palco principal vão de 12 a 15 de fevereiro. Por lá, passarão atrações como Lenine, ExaltaSamba, Gilberto Gil, Detonautas, Charlie Brown Jr. e O Rappa, além das bandas sergipanas Sibberia, Maria Scombona, Naurêa, Alapada e Reação. Este ano, pela primeira vez, o Projeto Verão terá uma atração internacional: o francês Manu Chao, que mistura ritmos de vários países, acrescentando a essa mistura multicultural recursos eletrônicos e o balanço marcante do reggae.

"Manu Chao nunca esteve aqui em Sergipe. É um músico que faz um grande sucesso no mundo inteiro e que promete atrair muita gente de fora. Os shows dele são sempre muito bons e no Projeto Verão as pessoas poderão assistir de graça. Por isso acredito que os hotéis e pousadas ficarão lotados. Quem tiver parentes e amigos em outros Estados, pode ir preparando a casa porque muita gente vai querer vir pra cá", disse o prefeito durante a coletiva.

Tenda eletrônica

Nas noites de shows no palco principal, haverá ainda muita música na tenda eletrônica, também montada na arena do evento. Ao todo, 17 DJs vão esquentar o clima e fazer todo mundo dançar, entre eles Leo Levi (SE), Patife (SP), Ana Lee Rosa (PR), 220 Volts (RJ), ProAgressivo (SP) e os internacionais Pop Stream (Israel) e Mark Ursa (Bélgica). A programação termina dia 16, na Rua da Cultura, com atrações ainda não definidas.

Tenda Cultural

Além da primeira atração internacional, o Projeto Verão 2009 terá outra novidade: uma tenda cultural, por onde vão passar 10 bandas sergipanas. "Algumas atrações locais vão se apresentar no palco principal e outras nessa tenda. Existe uma quantidade enorme de bandas tocando em garagens e essa é uma forma que encontramos de aumentar a participação dos artistas sergipanos, dando um incentivo a mais e facilitando a divulgação do trabalho desses grupos ao permitir que eles se apresentem para um público maior e diferenciado", explicou Edvaldo Nogueira.

Verão Sergipe

Assim como em 2008, este ano o Projeto Verão foi inserido na programação do Verão Sergipe, uma iniciativa do Governo do Estado voltada à promoção do acesso à cultura e ao esporte e ao fortalecimento do Estado como importante destino turístico durante a alta estação. Além de Aracaju, o circuito é formado ainda pelas praias de Pirambu e Caueira (onde acontecem shows com artistas locais e nacionais) e pela cidade de Laranjeiras (município que há 34 anos realiza o tradicional Encontro Cultural). O Pré-Caju, que acontece de 22 a 25 deste mês, também entrou na programação do Verão Sergipe.

Para a secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, que durante a coletiva representou o governador Marcelo Déda, as atrações anunciadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira vão enriquecer e diversificar ainda mais o Verão Sergipe. "O Projeto Verão é o último evento do Verão Sergipe. Então com certeza vamos encerrar nossa programação de maneira grandiosa", disse.

"As atrações são excelentes, variadas. Estou muito satisfeita e acho que Sergipe vai viver um verão rentável, proveitoso, com incremento no turismo, economia aquecida e muita alegria. E é bom lembrar que Aracaju é a capital de todos os sergipanos, a porta de entrada dos nossos turistas e referência para municípios do interior", completou. Eloisa.

Turismo

Na opinião do presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto Lima, a programação de alto nível do Projeto Verão será um atrativo a mais para turistas de todo o país. "O Projeto Verão não fica devendo a nenhum grande festival de música do país. Isso estimula as pessoas a virem para cá e faz que com que aqueles que estão por aqui voltem depois. Hoje, Aracaju e Sergipe de maneira geral, são destinos competitivos no Verão", avaliou.

Ainda segundo ele, desde novembro o fluxo de turistas está muito acima da média e até o carnaval, a ocupação hoteleira em Sergipe será de quase 100%. "Sem dúvida, este está sendo o melhor verão que já tivemos nos últimos anos. Uma das coisas que ajudaram foi o Reveillon promovido pela Prefeitura de Aracaju. E não é somente a rede hoteleira que se beneficia. Também ganham bares, restaurantes, empresas de receptivos e toda a cadeia produtiva", resumiu José Roberto.

Presenças

Participaram da coletiva o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos; o comandante da Polícia Militar, coronel Magno Silvestre; os vereadores Jailton Santana, Rosângela Sanatana, Karla Trindade e Matos; os secretários municipais Sérgio Oliveira (Funcaju), Jéferson Passos (Finanças), Bosco Rolember (Governo), Rômulo Rodrigues (Participação Popular), Paulo Costa (Emurb), major Edênisson Paixão (Guarda Municipal), Luiz Carlos (Procuradoria), Lucivanda Rodrigues (Gabinete), Valdinete Silva (Administração), Dulcival Santana (Planejamento), Lucimara Passos (Articulação Política), Diva Elen (Aracaju Previdência); o representante da Infraero, Maurício Siqueira; e o coordenador de acessibilidade do Conselho Estadual de Portadores de Deficiência, Cláudio Brito.

Confira toda a programação do Projeto Verão...