Prefeito empossa agentes e lança campanha de intensificação das ações contra a dengue

Saúde
13/03/2009 14h08

Aracaju acaba de ganhar um importante reforço no combate à dengue. Na manhã de hoje, sexta-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira empossou os aprovados no concurso para agentes de endemias, realizado ao final do ano passado. Agora mais 183 servidores passam a fazer parte do quadro efetivo de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A solenidade de posse aconteceu no Centro de Educacão Permanente em Saúde (Ceps) e foi mais uma iniciativa em comemoração aos 154 anos da capital.

Diante dos novos agentes, Edvaldo Nogueira destacou a capacidade de cada um e lembrou a importância da função que passarão a exercer. "Agora vocês são servidores públicos e possuem um emprego com estabilidade. Vocês se esforçaram, estudaram, e se estão aqui hoje é porque são os melhores", afirmou o prefeito, ressaltando que os aprovados concorreram com mais de 25mil candidatos.

O próximo passo será o treinamento introdutório, que acontece já na semana que vem (quarta, quinta e sexta), com carga horária de 80h, e contará como frequência para efeito de pagamento ao final do mês. "Na segunda-feira, dia 23, eles vão às ruas, dando início à parte prática no campo", antecipou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Taise Cavalcante. O treinamento é um dos pré-requisitos para efetivação.

Orgulhosos pela oportunidade de ingressarem numa instituição pública, os agentes não escondiam a ansiedade pelo inicio dos trabalhos. "Quando fui chamado fiquei muito feliz. Estava na expectativa", revela o agente Anderson Lima Batista. "Deixei logo um emprego que tinha na iniciativa privada, onde não tinha segurança", observa.

Flávia Aparecida Vasconcelos, 22, passava por uma situação comum a milhões de brasileiros que concluem o ensino médio e não conseguem um bom emprego. Foi aí que soube do concurso, se inscreveu, estudou e foi aprovada. "É uma alegria muito grande porque é meu primeiro emprego. Estou muito feliz", vibrou Flávia, pouco depois de assinar seu termo de posse.

A incorporação dos novos agentes acontece justamente no momento em que a necessidade é maior. "Nesse momento em que o Brasil está voltando a sofrer com a dengue, recebemos um reforço significativo no nosso quadro de ação. Aracaju ainda tem dados confortáveis, mas como a doença tem aumentado o índice de mortalidade por onde aparece, temos que estar muito atentos a tudo que for necessário no combate ao mosquito", salientou o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos.

Intensificação

A grande quantidade de avanços obtidos na saúde municipal nos últimos anos também foi colocada pelo prefeito, que aproveitou a oportunidade para anunciar uma nova campanha de intensificação no combate ao Aeds aegypt. O foco estará em sete localidades da capital que apresentaram um elevado Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) - aumento esperado em função das condições favoráveis para a proliferação do mosquito, com chuva seguida de sol.

O último resultado do LIRAa constatou uma ampliação da infestação larvária no início de março de 1,5% para 2,6%, em relação a janeiro deste ano. "Vamos continuar trabalhando em todos os bairros, mas intensificando nesses onde o índice é maior", explicou Edvaldo Nogueira. Os bairros em questão são: América, Novo Paraíso, Cidade Nova, Industrial, Suissa, Lamarão, Santa Maria e Coroa do Meio - estes dois últimos serão visitados amanhã por 200 agentes de endemias, às 8 horas. "Em cada bairro, a depender da situação constatada, 100 ou 150 agentes estarão atuando diariamente", complementou.

Além da intensificação das ações dos agentes, a Prefeitura de Aracaju também vem atuando em outras frentes: nas escolas, distribuindo material didático para ser trabalhado junto aos alunos e estimulando os diretores a inserirem a temática da dengue no conteúdo curricular; nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), mobilizando-as para que esse trabalho seja desenvolvido na comunidade como um todo, e nas ruas com a distribuição de material educativo (panfletos, folders e cartazes).

Presenças

Também compareceram à posse dos agentes de endemias o deputado federal Jackson Barreto, a deputada estadual Tânia Soares, o vice-prefeito da capital, Silvio Santos, os vereadores Emanuel Nascimento (presidente da Câmara) e Valdir Santos e os secretários municipais de Governo, Bosco Rolemberg, e Comunicação, Carlos Cauê, além de familiares e amigos dos empossados.