Prefeitura de Aracaju reforça ações para prevenir o câncer de colo de útero

Saúde
06/04/2009 10h49

Para prevenir o câncer de colo de útero, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) disponibiliza exames e tratamento especializado à população da capital. A doença é 100% curável se detectada no início, basta a mulher em idade entre 25 e 59 anos se dirigir a uma das 43 Unidades Básicas de Saúde e solicitar o exame, que é rápido, fácil e totalmente acessível e gratuito.

No ano de 2008, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma média de 1.500 exames por mês, mas a expectativa é de realizar ainda mais em 2009. "Precisamos fazer pelo menos 3.500 exames por mês para atingir todas as mulheres em idade de risco. Infelizmente muitas mulheres deixam de fazer o exame", lamenta a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila Borges.

Segundo ela, o Ministério da Saúde (MS) regula e orienta em todo o país a forma como deve ser encaminhado o trabalho em cada estado e município. O protocolo da instituição indica a necessidade de atingir 30% das mulheres em Aracaju (as que se encontram na faixa de 25 e 59 anos, um quantitativo de 44.434). Contudo, o município só conseguiu alcançar 19.208 aracajuanas, 45% do total.

"Para evitar o mal, 100% curável desde que detectado no início, basta a mulher se dirigir a uma das 43 unidades de saúde e solicitar o exame. As mulheres que apresentem casos de baixa gravidade são indicadas a repetir o exame e já começam o tratamento, enquanto os casos de alto risco são encaminhados à UBS Sinhazinha, referência para patologia cervical de alto grau", referenda Ludmila Borges.

Ainda de acordo com a coordenadora, mulheres que iniciaram a vida sexual cedo, aquelas que mantém relações sexuais com múltiplos parceiros, as que tiveram muitos filhos e aquelas expostas a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) precisam ter mais cuidado, pois fazem parte do grupo com maior propensão a desenvolver o câncer do colo do útero.

"Diante disso é válido relembrar a importância do uso de preservativos em relações sexuais, pois o HPV favorece também o câncer no útero. Além dos exames, a SMS disponibliza preservativos em todas as UBS", acrescenta Ludmila, reforçando o interesse da PMA em preservar a saúde nos bairros de toda a cidade, investindo na prevenção em cada uma das unidades de saúde.

Confira a relação de unidades de saúde