PMA realiza força tarefa de combate à dengue no bairro Aeroporto

Saúde
01/04/2009 14h31

Dando prosseguimento ao Plano de Combate à Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju, realizou hoje, quarta-feira, mais uma força tarefa no bairro Aeroporto, zona sul da cidade. A mobilização segue durante todo o dia e continua amanhã, 2, com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

A ação foi deflagrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto César Leite, na comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto. De acordo com o agente Roosevelt Santos Rodrigues, 50 agentes de combate às endemias foram distribuídos nas imediações do Aeroporto, Santa Tereza e São Conrado. Uma equipe formada por 15 funcionários da Emsurb fez a limpeza dos terrenos.

"Estamos visitando os imóveis, identificando e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença. Além do trabalho realizado junto à comunidade, os agentes também se encarregam de orientar a população quanto aos principais cuidados que devem ser tomados através de medidas simples e corriqueiras", afirma Roosevelt.

Mesmo descansando no mês de férias do seu trabalho como operador de guindaste, Rosevaldo Pedrosa não se descuida quando o assunto é prevenção à dengue. "Nunca registramos um caso de dengue aqui em casa, pois minha esposa e eu temos precaução. Hoje mesmo ela já limpou os cacos de planta e colocou os vasos de cabeça pra baixo", conta Rosevaldo.

Para ele, informação é um fator fundamental para erradicar os focos de mosquito. "Nós prestamos atenção no que passa na televisão, nos cuidados que devemos tomar. É importante que todos se atentem. Eu dou nota mil ao trabalho da equipe de força tarefa, que é muito importante. Sempre recebo a visita deles", diz.

Com dois filhos pequenos, a dona de casa Adeilza de Jesus também se preocupa o aparecimento da dengue na vila onde mora, no bairro Aeroporto. "Observo as plantas com freqüência, lavo os cacos e seco a lavanderia de dois em dois dias. Deus me livre ter dengue aqui, tenho muito cuidado. Os agentes estão de parabéns, nunca deixaram de vir aqui", elogia Adeilza.