Servidores municipais são orientados a prevenir o aparecimento de doenças laborais

Serviços Urbanos
07/04/2009 17h59

Com o intuito de prevenir doenças relacionadas ao esforço repetitivo no trabalho, na manhã de hoje, terça-feira, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju promoveu palestra educativa seguida da primeira aula de ginástica laboral para os servidores. A idéia é de que todas as terças e quintas-feiras os trabalhadores participem de 10 minutos de alongamento.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Pessoal da Emsurb, Karina Costa, um dos objetivos é reduzir o número de faltas relacionadas a dores decorrentes do trabalho realizado. Uma das doenças mais comuns entre os servidores é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), que consiste na inflamação de nervos e tendões. 

"Sempre ouvimos relatos dos trabalhadores sobre dores e observamos faltas no serviço, principalmente nos setores onde são realizados trabalhos manuais. A introdução da ginástica laboral com um professor especializado é uma forma de minimizar esses problemas", afirma a coordenadora.

Durante a palestra ministrada pela enfermeira Tayná Santos, foram abordadas questões como a postura correta e os cuidados após ser diagnosticado algum problema. "As pessoas tem de realizar o alongamento muscular sempre antes de qualquer esforço, por isso a atenção com a postura é muito importante. No caso de dor muscular crônica, é imprescindível que já nos primeiros sintomas o indivíduo procure um médico, pois ela é tratável através da fisioterapia", informa.

De acordo com o professor de educação física, Fábio Junior, o alongamento previne doenças como a LER. "O ideal é que para cada 50 minutos trabalhados sejam realizados 10 minutos de alongamento", explica.

LER

A LER é uma síndrome caracterizada por dor intensa nos membros superiores, com queixa de incapacidade funcional, causada primariamente pelo pela realização de tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou posturas forçadas. Também é conhecida por LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) e por DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

Alguns especialistas defendem que a nomenclatura mais corret\ tecnicamente seria o de Síndrome da Dor Regional. Contudo, como a denominação 'LER' se tornou comum e até popular, esse é o nome adotado no Brasil.