USF João Cardoso Nascimento Junior forma Comissão Inter-gestora do Bolsa Família

Saúde
14/04/2009 17h38

A Unidade de Saúde da Família (USF) João Cardoso Nascimento Junior, mantida pela Prefeitura de Aracaju, promoveu nesta terça-feira, 14, uma reunião para formar a Comissão Inter-gestora do Programa Bolsa Família. O encontro serviu ainda para avaliar se os usuários da unidade de saúde estão seguindo os pré-requisitos básicos para permanecer utilizando esse benefício. A reunião aconteceu às 15h na referida USF, situada na rua Alagoas, nº2051, no bairro José Conrado de Araújo.

Com o objetivo de compor a Comissão Inter-gestora do Bolsa Família, participaram do encontro usuários da unidade de saúde, membros da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e agentes de saúde que atuam na USF João Cardoso Nascimento Junior. Uma das principais competências a ser desenvolvida por esta comissão é a fiscalização da utilização dos recursos do Bolsa Família para saber como estão sendo usados pelas pessoas cadastrados na USF.

De acordo com a assistente social da USF João Cardoso Nascimento Junior, Erica Machado Benfica, a nova comissão inter-gestora vai inspecionar se as crianças das famílias cadastradas pelo programa estão incluídas dentro das condições básicas que garantem o recebimento deste benefício. "Essas crianças devem estar devidamente matriculadas em uma escola da rede pública e ter uma frequência mínima de 75%. Além disso, o menor deve estar em dias com a saúde, estando com as vacinas tomadas, e passar por uma avaliação de assistência social a cada três meses", destacou Erica Machado.

Alimentação

A Comissão Inter-gestora do Bolsa Família da USF João Cardoso Nascimento Junior também vai observar se as famílias inscritas no programa, residentes no conjunto José Conrado de Araújo, estão garantindo a utilização dos recursos na alimentação e no bem-estar de suas crianças e se estas não estão sendo vítimas de maus tratos.

Erica Machado lembra ainda que uma das atribuições da recém-formada comissão será oferecer às famílias contempladas pelo Bolsa Família ações educativas de esporte e lazer e bem-estar social. "Aquelas famílias que faltarem ao acompanhamento social na USF terão o benefício do bolsa família cortado", pontuou a assistente social.