Gestores da PMA apresentam ações de fomento ao turismo para profissionais do setor

Cultura
14/04/2009 17h43

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), apresentou na tarde dessa segunda-feira, 13, no auditório do Centro de Convenções de Sergipe, ações de fomento ao turismo que vêm sendo desenvolvidas no município, entre elas o Credpovo, os Programas de Qualificação de Mão-de-Obra e o Programa de Regionalização do Turismo - Destinos Indutores do Turismo. Participaram do evento empresário do setor hoteleiro, taxistas, agentes de viagens e outros profissionais dessa cadeia produtiva.

A abertura foi realizada pelo vice-presidente da Funcaju, Sérgio Oliveira, que fez uma explanação sobre a importância da parceria com a Fundat para a qualificação da mão-de-obra e o desenvolvimento do turismo na capital sergipana. O presidente da Fundat, Carlos Magno Garcia, também ressaltou a importância da parceria e apresentou um vídeo institucional da Fundação.

"Sergipe é um Estado pequeno e Aracaju é a porta de entrada para o turismo. A Fundat oferece cursos profissionalizantes e dessa maneira transforma a vida dos trabalhadores. São mais de 40 cursos, isso sem contar com o Credpovo, que tem convênios com o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banese, possibilitando que pequenos e micros empresários ampliem ou abram suas empresas, inclusive na área do turismo", disse Carlos Magno.

A diretora operacional da Fundat, Marta Rocha, falou sobre os cursos. Já o coordenador do Credpovo, Jorge Lobo, apresentou as linhas de crédito disponíveis, lembrando que os empresários da área de turismo que estejam necessitando de capital de giro podem conseguir financiamentos com uma taxa de juros baixa.

Competitividade

A diretora de turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, apresentou o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, do qual Aracaju faz parte. O levantamento foi realizado em dezembro de 2007 pelo Ministério do Turismo (MTUR), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o intuito de avaliar o nível de competitividade dos destinos turísticos.

A partir dessa avaliação, foi realizado em setembro de 2008 um seminário com a participação do poder público e da iniciativa privada. Na ocasião, foi gerado um documento com propostas que servirão para nortear as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável do turismo na capital da qualidade de vida. Aracaju foi escolhido pelo MTUR como destino indutor do desenvolvimento pelo poder de atratividade e capacidade de gerar e irradiar fluxo de turistas para todo o Estado.

"Diante desse cenário, o empresariado precisa qualificar seus serviços para oferecer um bom produto, não só para o sergipano, mas para o turista também. Para o trade turístico, a união das duas fundações do município apresentando ferramentas de gestão para o setor é de fundamental importância", lembrou Tanit.

O presidente da Funcaju também falou sobre a importância da parceria das fundações municipais, sobretudo para o desenvolvimento do turismo na capital sergipana. Waldoilson enfatizou a importância da manutenção do título de capital brasileira da qualidade de vida e lembrou que a responsabilidade do desenvolvimento turístico não deve ser apenas do Governo do Estado, mas também das Prefeituras e da classe empresarial.

"Os empresários, também devem contribuir com sugestões e atitudes, não esperando apenas iniciativas do poder público. Estamos abertos a propostas que visem a melhoria do turismo. Tenho certeza que todas as idéias serão avaliadas com muito carinho e o que for bom para o desenvolvimento turístico de Aracaju, com certeza será colocado em prática pela Prefeitura", disse Waldoilson Leite.