PMA prepara esquema de distribuição de senhas do Minha Casa, Minha Vida

Formação para o Trabalho
08/05/2009 08h17

Para atender adequadamente a grande demanda de moradores da capital interessados em se inscrever no programa ‘Minha Casa, Minha Vida', a Prefeitura de Aracaju está preparando uma estrutura completa. Nos próximos dias 11 e 12 de maio, 106 servidores municipais trabalharão na distribuição de senhas e na orientação dos cidadãos, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), das 7 às 17 horas. A distribuição das senhas - com data e horário de atendimento - dará acesso ao modo presencial de cadastro no programa, que será realizado a partir do próximo dia 13, na sede da Fundação Municipal do Trabalho e Renda (Fundat).

A inscrição presencial será destinada somente às famílias com renda mensal bruta de até três salários mínimos (R$ 1.395). Deverá comparecer ao CIC apenas quem não se inscreveu pela internet ou pelo 0800 da Caixa Econômica. Devido ao grande número de acessos ao sistema on line de cadastro da Prefeitura, algumas inscrições não geraram comprovante.

De acordo com o secretário chefe de Gabinete, Bosco Rollemberg, apesar da inexistência do código de barras, os cadastros foram efetivados. "Quem já realizou seu cadastro pela internet, mesmo que não tenha recebido comprovante, não precisa ir ao CIC. Para comprovar a inscrição, basta tentar se cadastrar de novo com o mesmo CPF e o sistema informará que aquele cadastro já existe", explica.

Devido à grande expectativa de público, 30 homens da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e de 20 da Polícia Militar (PM) foram escalados para garantir a ordem na distribuição das senhas. Na porta do CIC, um carro de som divulgará as informações necessárias e na parte interna um sistema de som fará o mesmo. Além disso, 30 banheiros químicos foram disponibilizados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Aracaju) serão enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Estrutura

No local, 30 guichês farão o trabalho de distribuição de senhas e para ter acesso a uma não é necessário apresentar nenhuma documentação. As senhas serão identificadas por cores distintas, que corresponderão ao dia de atendimento na Fundat. Para o representante da GMA, major Edênison da Paixão, o trabalho promete ser tranquilo, e a escolha do local influenciará na rapidez do atendimento. "O tempo estimado de atendimento é de 3 a 5 segundos e o espaço físico vai facilitar o fluxo de pessoas. A idéia é que as pessoas entrem pela avenida Tancredo Neves e sigam pelo acesso dos fundos do CIC, saindo rapidamente e não gerando tumulto", afirma.

Na tarde dessa quinta-feira, 7, os servidores municipais da Secretaria Municipal de Educação (Semed); da Fundação Municipal de Trabalho e Renda (Fundat); da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); da Emsurb; e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) se reuniram para definir da estratégia de ação adotada nos próximos dias 11 e 12. Todos foram orientados sobre como realizar o atendimento à população da melhor forma possível.

Próximos passos

Depois da fase de cadastramento, haverá a de seleção. Nesse momento, o selecionado será convocado para comparecer a uma agência da Caixa, à prefeitura ou a outro local credenciado e apresentar os documentos de identidade, CPF e a comprovação de renda formal ou informal. A assinatura do contrato ocorrerá no ato da entrega do imóvel.

A prestação mensal será de 10% da renda familiar e o valor mínimo a ser pago é de R$ 50. Não será preciso dar entrada, ou seja, o parcelamento é calculado sobre o valor total do imóvel. Além disso, as prestações só começam a ser pagas após a entrega do imóvel, quando o morador se mudar para a nova casa. Assim, não será preciso pagar aluguel e o financiamento da casa ao mesmo tempo.