Orquestra Sanfônica de Aracaju abre evento nacional

Cultura
29/05/2009 15h21

A Orquestra Sanfônica de Aracaju (Orsa), criada e mantida pela Prefeitura de Aracaju, abriu na noite dessa quinta-feira, 28, o XV Congresso Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal. A apresentação aconteceu no salão de convenções do Radisson Hotel, na orla de Atalaia, e despertou a atenção de mais de 100 pessoas que participavam do evento.

Após execução do Hino Nacional, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir ‘Brasileirinho', choro composto em 1947 por Waldir Azevedo, compositor brasileiro considerado o mestre do cavaquinho. O músico regente da Sânfonica, Evanilson Vieira da Silva, explicou que o grupo criou um arranjo diferenciado para a música.

"O diferencial quando tocamos ‘Brasileirinho' é que após meses estudando e ensaiando conseguimos fazer nosso próprio arranjo. Um dos nossos objetivos é executar peças que permitam a reprodução de timbres, tonalidades e modulações com diversos efeitos sonoros", comentou o regente.

O diretor de articulação da Associação de Advogados da Caixa, o pernambucano Carlos Castro, declarou ter ficado impressionado com a apresentação da Orquestra. "Já conhecia o grupo através de um programa de televisão, mas não pensei que fosse tão emocionante a apresentação ao vivo. Coisas como essa nos deixam orgulhosos de ser nordestinos. Quero aproveitar a oportunidade, para parabenizar o poder público municipal por tão brilhante iniciativa", ressaltou.

Para ele, projetos como esse, além de gerar trabalho e renda, promovem a inclusão social. "A única coisa que me deixou triste é que gostaria muito de adquirir o CD, mas já fiquei sabendo que ainda não foi gravado", justificou Carlos Castro.

O advogado da Caixa Luciano Caixeta Amarsio, que trabalha no setor jurídico em Brasília, também não poupou elogios à apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju e destacou a importância do projeto para a difusão da cultura e da música, sobretudo a nordestina.

Apoio

O superintendente da Caixa em Sergipe, Luciano Pimentel, agradeceu o apoio cultural dado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) ao evento. Além de garantir a apresentação da Orquestra, a Funcaju distribuiu um kit com material de divulgação dos serviços públicos e pontos turísticos de Aracaju.

Representantes da Fundação também recepcionaram os congressistas no aeroporto de Aracaju com um bom forró e degustação de comidas e bebidas típicas.