Currículo por competência é tema de encerramento do Programa Horas de Estudo

Educação
10/06/2009 15h39

As atividades do primeiro semestre de 2009 do programa Horas de Estudo, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju e destinado aos profissionais da rede municipal que atuam na primeira etapa do Ensino Fundamental (do 1ª ao 5º ano), foram encerradas na noite dessa terça-feira, 9, com duas palestras conduzidas pelo professor mestre em Educação José Adelmo Menezes de Oliveira. O evento foi realizado no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho, e contou com a participação de 90 educadores.

O tema debatido foi 'Currículo por competência: dimensões pedagógica, epistemológica e filosófica'. "Os professores tiveram a oportunidade de discutir sobre o tema, que ainda é uma novidade. Foi o momento de estimular os educadores a reunir os diversos saberes, por meio da construção de um currículo por competência", afirmou o palestrante convidado, que é mestre em Tecnologia e Especialista em Metodologia do Ensino.

A secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, explicou que o modelo educativo deve ser compatível ao conceito de formação por competências, quando as habilidades dos alunos são desenvolvidas através de uma análise mais aprofundada e da capacidade de solucionar problemas.

Durante o encontro os professores lançaram opiniões, tiraram dúvidas e reforçaram o conhecimento sobre como trabalhar o currículo por competências. "A participação e interesse foram elementos que contribuíram para a construção de um verdadeiro estudo coletivo, o que conseguiu ser desenvolvido neste encontro do Horas de Estudo", disse José Adelmo Menezes.

Hora de Estudos

O Hora de Estudos é um programa de formação continuada realizado pela Prefeitura de Aracaju com o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem. A capacitação acontece em ciclos de estudos. "O professor é também um estudioso, que não deve parar de se atualizar e abraçar as chances de aprender cada vez mais, principalmente quando novos métodos de ensino são colocados em pauta. É justamente em encontros como esse que o professor tem a oportunidade de saber como lidar com as mudanças", opinou a professora Senhoria Madureira de Jesus, integrante do grupo de suporte pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Glória Macedo, localizada no bairro Industrial.