PMA e parceiros distribuem material educativo e brindes no Dia do Motociclista

Transporte e Trânsito
27/07/2009 15h17

Em comemoração ao Dia do Motocliclista (27 de julho), a Prefeitura de Aracaju promove nesta segunda-feira ações de conscientização para os usuários desse meio de transporte. A equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estará até as 17 horas realizando um pit stop educativo na Travessa José de Faro, no Centro (próximo à Câmara de Vereadores).

A iniciativa faz parte do projeto 'Cidadania sobre Rodas' e conta com inúmeros parceiros. A proposta é difundir práticas cidadãs e defensivas no trânsito e, dessa maneira, reduzir o número de acidentes. As motocicletas representam aproximadamente 7% da frota brasileira, mas estão envolvidas em 35% dos acidentes registrados, sendo consideradas seis vezes mais perigosas que os automóveis.

A mobilização começou às 10 horas, com o encaminhamento dos motociclistas até a equipe de educação para o trânsito da SMTT, que orientou os condutores sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança, como o capacete, por exemplo. Após a etapa educativa, os motociclistas puderam realizar uma inspeção em suas motos. Mecânicos fizeram gratuitamente aperto de correntes, certificação de freios, calibragem, entre outros serviços.

Para o profissional autônomo Bruno Batista começar a semana lembrando a importância de priorizar os cuidados com a moto evita danos materiais e destaca o valor da vida. "Muito legal essa iniciativa porque muitas vezes a gente não dá importância a pequenos detalhes, como os pneus, por exemplo. Há muito tempo precisava calibrar e vou fazer isso agora. Além do mais, a gente se sente prestigiado, porque existe muito preconceito com quem anda de moto e hoje a gente está sendo homenageado", revela Bruno.

Além de contar com serviços mecânicos, os motociclistas que mostraram estar em dia com os requisitos de segurança concorreram a brindes (capacetes, luvas, óleo e outros prêmios). O motociclista Carlos Santos foi um dos contemplados. "A minha moto é como se fosse meu filho. Cuidando dela, consequentemente estou cuidando de mim", disse Carlos.

Parcerias

Além da presença de toda a equipe da SMTT, o evento conta com o apoio das concessionárias de motos Concorde Moto, Lyscar Motos, Azukimotos, Lyscar e Honda, que montaram stands para oferta de serviços e distribuição de material de educação preventiva.

O Samu também participa da mobilização, expondo os equipamentos de atendimento e explicando o procedimento de primeiros socorros. Pela manhã, a equipe realizou uma simulação de atendimento a uma vítima de acidente de moto como forma de impactar e conscientizar os condutores sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança.