Prefeitura encerra com sucesso as atividades do Dia do Motociclista

Transporte e Trânsito
27/07/2009 18h13

Para centenas de motociclistas que passaram diariamente pela Travessa José de Faro, no Centro de Aracaju, esta segunda-feira foi de conscientização. O pit stop educativo planejado pela equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) neste Dia do Motociclista se estendeu das 10 às 17 horas, e atraiu cerca de 2.000 condutores de moto. A iniciativa fez parte do projeto 'Cidadania sobre Rodas'.

Durante a abordagem educativa, os motociclistas receberam informações sobre a importância dos itens de segurança e da utilização de roupas adequadas para conduzir uma moto. Além da presença de uma equipe de 40 educadores da SMTT, o evento contou com o apoio das concessionárias de motos Concorde Moto, Lyscar Motos, Azukimotos, Lyscar e Honda, que montaram stands para oferta de serviços e distribuição de material de educação preventiva.

Segundo a coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Marieta Falcão, o maior número de motociclistas passou pelo local entre as 10 e 12 horas. "A aceitação foi muito boa. Alguns condutores passaram por aqui mais de uma vez. Eles, mais do que ninguém, sabem das dificuldades do dia a dia no trânsito para um motociclista e valorizaram o nosso trabalho, que é de sensibilização e conscientização", afirma.

Ainda de acordo com Marieta, o pit stop educativo faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela SMTT, que busca valorizar os elementos mais vulneráveis do trânsito: os pedestres e o os motociclistas. "Dos 44 óbitos que aconteceram no primeiro semestre em Aracaju, 15 foram motociclistas e 18 pedestres. Por isso a importância de nós desenvolvermos iniciativas de preservação e valorização da vida para esse público", explica.

Simulação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participou da mobilização, expondo os equipamentos de atendimento e explicando o procedimento de primeiros socorros. No decorrer do dia, a equipe realizou duas simulações de atendimento a uma vítima de acidente de moto como forma de impactar e conscientizar os condutores sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança.

Na última simulação, que encerrou a série de atividades do Dia do Motociclista, 21 alunos da Academia Brasileira de Bombeiro Civil participaram de uma aula prática.