Prefeitura realiza Dia de Intensificação dos Cuidados com a Saúde no Santo Antônio

Saúde
24/08/2009 10h24

A Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves abriu as portas no último sábado, dia 22, para os moradores do bairro Santo Antônio. O local foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para receber a terceira edição do Dia de Intensificação dos Cuidados com a Saúde. As ações tinham como público-alvo as mulheres da comunidade, mas os homens também participaram.

Desde as 8 horas, quando as atividades tiveram início, foi grande o movimento na USF Cândida Alves. Animadas pela apresentação do grupo de teatro`A Arte de Prevenir`, várias pessoas procuraram os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), entre eles aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, exame do pé diabético, teste de glicemia, exame citológico, preventivo de câncer de boca e vacinação.

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, enfatizou o aspecto estratégico da ação. "No sábado, as pessoas estão mais livres para cuidar da saúde. Em sua maioria, elas não precisam se preocupar com o trabalho e aproveitam a folga para vir à unidade", disse.

Intersetorialidade

A coordenadora da Rede de Atenção Básica, Eurides Carvalho, afirma que a variedade de exames disponibilizados comprova a importância da intersetorialidade nas ações de saúde pública. "Os vários setores da SMS estão engajados e interligados nesse evento, que também conta com a parceria dos estudantes de enfermagem da Universidade Tiradentes", comentou.

Um dos exames mais procurados no Dia de Intensificação foi o teste rápido de HIV. Em apenas 20 minutos, o paciente sabe se é portador do vírus causador da Aids. "A orientação psicológica não é descartada. Nesse espaço de tempo, nós temos uma conversa inicial com a pessoa, dando o devido aconselhamento", informou o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Eudes Barroso.

Os portadores de diabetes contaram com serviço exclusivo. O 'Sisped' é um exame de rotina que diagnostica precocemente o pé em risco. "Sabe-se que os membros inferiores são partes do corpo muito atingidas nas pessoas que possuem diabetes, por isso a necessidade de se realizar o Sisped", afirmou a coordenadora do Programa Saúde do Adulto, Karla Magaly Alves.

A aposentada Josefa Silveira não perdeu a oportunidade de fazer o exame. "Foi ótimo. Agora eu já sei a situação dos meus pés e também saí com a receita médica para comprar os remédios", comemorou.

O exame de citologia preventivo do câncer de colo de útero foi procurado por inúmeras pessoas que nunca haviam feito o exame. Foi o caso da comerciante Lúcia de Oliveira, de 38 anos. "Essa é a primeira vez que faço o exame de lâmina. Sempre soube da importância, mas nunca tive tempo de ir à unidade de saúde por conta do trabalho. Como eu soube dessa iniciativa, aproveitei o dia livre e vim cuidar da minha saúde", declarou.

Força-tarefa

Em paralelo às atividades na USF Cândida Alves, os agentes de endemias da Prefeitura de Aracaju percorreram as ruas do bairro Santo Antônio em mais uma ação da força-tarefa contra a dengue. Desta vez, as atividades de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti contaram com a participação dos desbravadores da Igreja Adventista.