Novo sistema ultrapassa média de marcação de consultas e exames

Saúde
04/11/2009 14h04

O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos Carvalho, pede apoio às famílias usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento de implementação do novo Sistema de Regulação SISREG III - uma nova ferramenta para marcação de exames e consultas na rede municipal de Aracaju.

De acordo com Marcos Ramos, apesar das dificuldades iniciais com quedas da internet e do próprio sistema, do dia 5 de outubro até o dia 2 de novembro foram autorizadas cerca de 60 mil exames e consultas.

"Esse número é superior ao registrado em um único mês no antigo sistema, operadas pelas maquinas eletrônicas do Terminal de
Atendimento à Saúde (TAS), que girava em média 35 mil autorizações. E especificamente, das 43 Unidades de Saúde da Família da Prefeitura de Aracaju, a USF Onézimo Pinto conquista a 18ª colocação volume de autorizações, com mais de oito mil autorizações", informa o secretário.

Marcos Ramos aponta ainda outras vantagens técnicas do SISREG, em relação ao sistema anterior. "Dentre as vantagens se destacam ainda a agilidade da resposta entre o NUCAAR [Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação) e as unidades básicas; transparência em produção de relatórios de gestão; e possibilidade de escolha pelo usuário do dia, horário e local [clínica e/ou laboratório] para realização de exame ou consultas", afirma.

Dificuldades

O secretário ressalta ainda que, como em toda a implantação de sistema de regulação em saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem consciência e esperava enfrentar algumas dificuldades, que estão monitoradas. "Uma equipe de manutenção da SMS visita e dá suporte diário às unidades. Também contamos com as soluções operadas pelo próprio do Ministério da Saúde, que é o gerenciador do
SISREG", esclarece.

Ao lado do SISREG III, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) amplia as medidas de políticas públicas para garantir melhorias para a saúde dos aracajuanos usuários do SUS.

"A PMA está em processo de contratação de prestadores de serviços de saúde hospitalar,ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico. O objetivo desse processo licitatório é ampliar a oferta de serviço, realizando novos contratos com prestadores e clínicas para consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos médicas. O edital de Chamamento Público para a realização dessas contratações está no site da PMA", anuncia Marcos Ramos.