Técnicos da educação participam do Encontro em Defesa da Criança e do Adolescente

Educação
10/11/2009 14h03

Técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) estão reunidos no auditório do Sandrin Praia Hotel nesta terça-feira, 10, para participar das oficinas temáticas do II Encontro Intersetorial em Defesa da Criança e do Adolescente. Iniciado na segunda-feira, 9, o evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e tem como principal objetivo integrar as ações de secretarias municipais, no sentido de planejar e elaborar estratégias que contemplem o público infanto-juvenil.

Com base no tema ‘Políticas Públicas em Aracaju: discutindo a intersetorialidade no atendimento e na defesa dos direitos da criança e do adolescente', o encontro propõe a construção de fluxos de atendimento integral pela rede de políticas públicas, mediante uma parceria entre a Semasc e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).  

"Estamos diagnosticando as principais localidades em que há incidência de trabalho infantil para, mediante uma ação integrada, investirmos na educação de meninos e meninas, a partir da conscientização de seus respectivos familiares", declarou o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, um dos integrantes da Oficina Temática 1, cujo tema é ‘Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes em situação de Trabalho'.

A coordenadora de educação infantil da Semed, Maria José Barreto, que fez parte da Oficina Temática 2 com o tema ‘Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes em situação de Abuso e Exploração Sexual', falou sobre o posicionamento de coordenadores e professores em combate a essa problemática. "Além da distribuição da cartilha ‘Pacto Contra a Violência', a Semed viabiliza a capacitação de profissionais com o devido acompanhamento nas escolas. A partir desse encontro, nossa perspectiva é desenvolver estratégias ainda mais eficazes em parceria com outras secretarias municipais", afirmou Maria José.

‘II Encontro Intersetorial em Defesa da Criança e do Adolescente' conta com 60 participantes, entre técnicos das secretarias envolvidas e gestores, que estão identificando os principais desafios para a elaboração de políticas públicas no que se refere à proteção integral do público infanto-juvenil, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Programação

As oficinas temáticas terão continuidade nessa tarde, quando serão apresentados os resultados das oficinas e os desafios para a consolidação da intersetorialidade no âmbito das políticas públicas para crianças e adolescentes em Aracaju.

Cartilha

A cartilha ‘Pacto Contra a Violência' representa uma das ações do Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração Contra a Criança e o Adolescente (Salve) para sensibilizar e orientar os médicos e os enfermeiros no noticiamento de casos de agressões contra crianças e adolescentes. O Salve é uma iniciativa realizada em parceria entre o Ministério Público de Sergipe, através do Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência (NAIA), Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e conselhos tutelares. O objetivo do sistema é capacitar os profissionais na área de saúde e da educação que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.